Neta de escravos, a cantora Clementina de Jesus carregava na voz a cultura dos seus ancestrais. Morta em 1987 e conhecida pela voz potente, se revelou ao estrelato depois dos 60 anos após ser descoberta pelo produtor Hermínio Bello de Carvalho. Antes disso, trabalhou por cerca de duas décadas como empregada doméstica. Seu repertório, composto por sambas e cantos religiosos, a marcou como uma representante da música afro-brasileira. Sua vida e trajetória são tema do documentário “Clementina”, exibido com exclusividade no Curta! Além do próprio Bello de Carvalho, o filme traz depoimentos de figuras como os cantores Nelson Sargento e Alcione, que comentam o legado da sambista. Dirigida por Ana Riepe, o documentário foi produzido pela Dona Rosa Filmes com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) da Ancine. Estreia na Segunda da Música, 8, às 22h20.

Programação

Segunda da Música – 8/4

22h20 – “Clementina” (Documentário)

Filme sobre universo de Clementina de Jesus, revelada aos 63 anos como uma das maiores vozes da história do samba. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas.

Diretora: Ana Rieper
Duração: 75 min
Classificação: Livre
Horários alternativos: 9 de abril, terça-feira, às 02h20 e às 16h20/ 10 de abril, quarta-feira, às 10h20/13 de abril, sábado, às 22h25/ 14 de abril, domingo, às 13h.