O festival Knotfest se consolidou como um dos mais importantes festivais do metal mundial. Desde 2012, ele já deu a volta ao mundo e reuniu grandes nomes da vertente mais pesada do rock. Organizado pela banda Slipknot, o evento desembarcou no Brasil pela primeira vez em 2022, após dois adiamentos por causa da pandemia de COVID-19. Confira um pouco da história do evento:
Leia também: Knotfest Brasil 2023: 5 bandas que queremos ver no festival
Primeira edição em Iowa
Como não poderia deixar de ser, a primeira edição do festival aconteceu no estado de Iowa, onde o Slipknot nasceu. Além disso, o estado deu o nome ao aclamado segundo álbum da banda. Prometendo uma “experiência de carnaval sombrio”, o evento usou muitas imagens em referência a estética circense, com parques de diversões e artistas imersivos, quase como uma extensão física do conceito já usado pelo grupo.
O festival aconteceu em 2012, na cidade de Council Bluffs, próxima à fronteira do estado com Nebraska, e também em Minneapolis no segundo dia. A edição de estreia teve Slipknot como a atração principal nas duas noites, juntamente com Lamb of God, Deftones, Serj Tankian e Dillinger Escape Plan.
Chegada à Califórnia
Seguindo os passos da banda em seus primeiros anos, em 2014 o Knotfest foi para a cidade de San Bernardino, na Califórnia em busca de crescimento. A segunda edição expandiu para três dias e impressionantes seis palcos (três vezes o número da estreia em Iowa). Isso significou uma programação significativamente maior, com uma variedade de grandes nomes do metal se apresentando no festival.
Knotfest ganha o mundo
Ainda em 2014, o Knotfest realizou sua primeira edição internacional: um festival de dois dias no Japão. Em 2015, o festival cruzou a fronteira e foi para o México. O evento chegou à América Latina em 2018, na Colômbia, que ganhou outra edição em 2019. De lá pra cá, o festival já esteve em diversos outros países, inclusive no Brasil. Anunciado para 2020, o evento finalmente aconteceu em São Paulo em 2022, quando a pandemia deu uma trégua.
Knotfest faz crossovers
O Slipknot não foi o primeiro ícone do metal a assumir a tarefa de sediar seu próprio festival de música. Lá em 1996, Ozzy Osbourne lançou o Ozzfest, um festival itinerante que se tornou uma peça chave no calendário global do metal todos os anos. Mas um dia, Ozzy e Slipknot uniram forças em dois eventos especiais em 2016 e 2017 – com o Slipknot e o Black Sabbath como atrações principais no primeiro, e depois Ozzy Osbourne e Sid Wilson do Slipknot entre os destaques do segundo, com o outro projeto musical principal de Corey Taylor, o Stone Sour, também se apresentando.
Além de encontrar o Ozzyfest, o Knotfest já se uniu ao lendário Hellfest para um evento especial um dia antes do início do festival francês, em 2019. O Slipknot foi a atração principal, que também incluía Rob Zombie, Sabaton e Amon Amarth.
Mais uma edição no Brasil
Após esgotar os 45 mil ingressos da primeira edição brasileira, eles rapidamente anunciaram mais uma edição para esse ano. O festival terá mais um dia e um novo local: será realizado nos dias 21 e 22 de outubro, no Vale do Anhangabaú, na cidade de São Paulo. Ainda não há atrações anunciadas, no entanto, Corey Taylor anunciou uma turnê pela América Latina justamente em outubro. Tudo indica que o Slipknot provavelmente será o headliner na segunda edição brasileira.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.