9 de dezembro de 2019

Ao que parece, a profissão da década será influenciadora digital. Nossas celebridades não são necessariamente cantoras, atrizes, modelos ou exercem alguma atividade ligada ao mundo das artes. Hoje, basta um celular e muita criatividade para ter um alcance de milhões de pessoas. Apesar de alguns youtubers e instagramers serem megaproduzidos a graça do digital influencer é que eles são gente como a gente. São pessoas reais que compartilham suas rotinas, angustias e anseios que são bem parecidos com os nossos.

Contudo, a blogueira da vez foge um pouquinho dessa regra. Ela também compartilha seu cotidiano, angustias e anseios. Só uma coisa diferencia Lil Miquela das demais celebridades do mundo digital: ela não existe. Isso mesmo, a dona da conta do Instagram com mais de 800 mil seguidores não é humana, e sim um avatar.

Ninguém sabe quem é o criador de Miquela, mas isso em nada reduz o seu impacto e influência. A blogueira que também é modelo e cantora já deu entrevistas para veículos renomados como as revistas Business of Fashion e a Vogue americana.

Alguns acreditam que Miquela é fruto da imaginação de um designer, outros acreditam que é um avatar de uma pessoa real e outros acreditam que ela não passa de uma estratégia de marketing. A digital influencer costuma ostentar com roupas das marcas do momento como Supreme e Chanel, mas diz que não recebe nada para usá-las.  “Nunca fui paga para vestir peças, mas estou começando a receber coisas gratuitas de marcas. Eu tento apoiar e marcar as marcas que eu amo, especialmente de jovens designers que estão tentando mostrar seu trabalho”, afirmou Miquela para a Business of Fashion.

Ela também contou que se inspira principalmente em artistas independentes de Los Angeles, mas também admira muito o trabalho dos renomados estilistas Isamaya Ffrench, Raf Simons, Sies Marjan, Alexandre Vauthier e Reese Blutstein.

Em sua carreira musical, a blogueira tem como principais inspirações Rihanna e Ivete Sangalo. Ela já conta com dois hits no Spotify e Itunes. Seu single de debut, “Not Mine” já alcançou mais de 1 milhão de reproduções. Sua voz, como não poderia ser diferente, faz aquele tipo bem robótico, é fruto de sistema de simulação de voz chamado vocaloid.

Além de ícone da moda e cantora, a personagem também chama a atenção por ser engajada. Miqi, como também é chamada, já se manifestou várias vezes a favor do movimento “Black Lives Matters”, do feminismo e das bandeiras LGBT.

Se o autor de Miquela não é conhecido, isso não impede que ela tenha uma história. Seu nome completo é Miquela Sousa, tem 20 anos, tem ascendência espanhola e brasileira e mora em Los Angeles. Apesar de não existir no mundo real, Miqi compartilha stories em festas VIP e backstage de shows, fala sobre sua rotina de beleza e até dá conselhos para seus seguidores através dos comentários.

Miquela é bem futurista, não? Mas não é a primeira. Desde os anos 1990, a banda Gorillaz faz shows pelo mundo inteiro sem jamais revelar a sua verdadeira identidade, apresentando-se somente através de animações. No início dos anos 2000, surgiu  Hatsune Miku, a vocaloid japonesa que já fez colaborações com Lady Gaga e Pharhell Williams. Aqui mesmo no Brasil, Dunny, da série Girls in the House, não é nada mais que uma personagem de Sims e já até escreveu seu livro. Isso para não falar de Sophia, a robô mais famosa e inteligente do mundo que já foi até no programa de Jimmy Fallon. Miqi não é o primeiro não-humano a tornar-se uma celebridade, mas é uma confirmação que a tendência é que a inteligência artificial ocupe até mesmo as colunas sociais.

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Cecília Quevedo

Cecília é brasileira sofredora de 7x1, eterna admiradora da seleção de 82 e de um futebol bem jogado. Gosta de samba, moda, literatura, artes plásticas e coisas que envolvam a América Latina de uma forma geral. No mais, acha extremamente difícil falar de si na terceira pessoa.

Previous Precisamos da volta de Silent Hill
Next Quer assistir Rampage na Pré-Estreia do Rio de Janeiro?

1 thought on “Conheça Miquela, a blogueira do momento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Jon Snow em cordel

28 de julho de 2017
Close