Denzel Washington e Viola Davis brilham
nessa adaptação para o cinema
A história de “Um Limite Entre Nós” se passa em Pittsburgh e gira em torno de uma pobre família afro-americana nos anos 50. Denzel e Viola interpretam o casal Troy e Rose Maxson, revivendo os personagens vividos por eles na premiada montagem teatral da peça em 2010 na Broadway.
A maior parte da ação acontece no bairro negro onde o casal vive. Troy é um homem ressentido e com dificuldade para se relacionar com seus dois filhos e seu comportamento acaba por destruir seu casamento. Troy foi um jogador de baseball na juventude e nunca se conformou por não seguir e desenvolver a sua carreira.
A montagem do texto no teatro, provavelmente tem mais sucesso e ressonância ao contar essa história. Nessa adaptação porém, apesar de ainda um pouco teatral, mantém uma atmosfera de drama doméstico que funciona também na tela do cinema.
O desafio de produzir, dirigir e atuar neste projeto trouxe bons frutos a Denzel Washington. O filme obteve quatro indicações ao Oscar: melhor filme, ator, atriz e roteiro adaptado. “Um Limite Entre Nós”, tem direção minuciosa e apaixonada e, apesar de prolixo, é um filme fervoroso e com atuações de tirar o fôlego. Tem fotografia cuidadosa e imponente, apesar da maior parte da ação acontecer no quintal e na cozinha da família aonde a dolorosa tragédia doméstica se instala. Seu tom sépia nos leva a época retratada e transmite a melancolia necessária para história. A música de Marcelo Zarvos tem papel especial e obtem sucesso ao criar e ressaltar a tensão e os sentimentos dos personagens.
Mas o sucesso do filme deve-se realmente ao prazer de assistir esse dueto épico formado por Davis e Washington.
Dois dos atores mais badalados de Hollywood, já era de se esperar que este drama mostrasse grandes performances. Os dois protagonistas, ambos super premiados, mostram performances profundas e complexas de seus personagens ao espectador. Denzel Washington, que recebeu três Globos de Ouro, um Tony Award e três Oscar, está ótimo neste filme. Seu personagem amargurado consegue captar a atenção do público de imediato. E seu carisma faz com que tenhamos empatia pelo Troy. Mas é Viola Davis, única atriz negra a ser indicada três vezes ao Oscar e a receber os prêmios Emmy, Tony e Oscar nas categorias Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante, que é a verdadeira estrela do filme. Sua Rose Maxson é uma mulher machucada, orgulhosa e determinada. Viola mais uma vez mostra uma humanidade extrema na sua interpretação. É quase possível toca-la de tão real. A atriz recebeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pela sua atuação neste filme na 89° cerimônia do Oscar, que aconteceu no último dia 26 de fevereiro.
“Um Limite Entre Nós” é uma história humana, emocionante e mostra uma realidade cruel dos EUA dos anos 50. Não perca!
Por Thiago Pach
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.