O Brasil conhece os versos de “Olê, mulher rendeira”, assim como os de “Acorda, Maria Bonita”. O que pouca gente sabe é que o autor desses clássicos é um ex-cangaceiro, um remanescente do lendário bando de Lampião, o mais temido líder do Cangaço, Antônio dos Santos, mais conhecido como Volta Seca, alcunha que ganhou aos 11 anos, quando foi raptado pelo bando de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.

Volta Seca foi preso e ficou detido durante 20 anos. história dele foi encenada pela primeira vez no Rio de Janeiro, com idealização, texto e o protagonismo do ator Alan Pellegrino, em um monólogo.

A peça “Volta Seca” de Alan Pellegrino, estreou no teatro Sérgio Porto, no Rio de Janeiro, em 9 de julho, com duas temporadas. E, teve sucesso de público e crítica. O que originou a publicação do livro publicado pela editora Giostri, de São Paulo, também escrito por Alan Pellegrino.

O autor

O baiano Alan Pellegrino é ator e realizador de projetos. Tem 10 anos de carreira e atuou em diversos espetáculos, filmes, novelas e campanhas publicitárias. Recentemente, estava no ar na novela “Segundo Sol” da Tv Globo, no papel do motorista Evandro, que ajudava Roberval, e em cartaz no Teatro Sérgio Porto com seu primeiro monólogo autoral, “Volta Seca”.

No teatro, ele soma diversas peças em seu currículo, entre elas
“Shakespeare e os Orixás” (A Tempestade), “Hotel Brasil”, “Enquanto o Mundo Acaba”, “A incelença”, “Todo Esse Lance que Rola”, entre outras.

Na Tv atuou na novela “A Regra do Jogo”.  Deu vida ao Personagem Juvenal na novela “Malhação Sonhos”, e ao personagem Serapião na novela “Gabriela” de Walcyr Carrasco e em “Amor à Vida”. Também atuou em “Acerto de Contas”, série do Multi-Show de Silvio Guindane com direção de José Jofilly e participou da Websérie “No Gogó” sob direção de Quico Meirelles e produção da O2 filmes.

No cinema recebeu dois prêmios de melhor ator por sua atuação no Curta, “Lapa, Segredos e outras Drogas” de Pedro Murad. E, participou do Longa-Metragem francês “Going To Brazil”, produção da Bossa Nova Films com Direção de Patrick Miller. Também atuou nos Longas, “O Evangelho Segundo o Andarilho”, com roteiro e direção de Adriano Lírio, “Loucas pra Casar” de Roberto Santucci e nos curtas “Lapa, Segredos e Outras Drogas”, “Antes que Venham Estourar nossos Miolos” e “Lição de Casa”, ambos de Pedro Murad.

Ficha Técnica

Autor: Alan Pellegrino
Editora: Image Giostri
Categoria: Dramaturgia
Páginas: 76
ISBN : 9788551603178
Formato: 14 cm x 21 cm
Peso: 0.113
NCM: 49011000