Download Gratuito – Part. I: Música Clássica e Jazz

23 de maio de 2017
3 Mins Read
169 Views

Todo mundo está cansado de saber que downloads, seja de filmes, músicas, livros e outros, costumam ser crime. Isso porque as obras são registradas e possuem direitos autorais. Então aquele que compartilha e aquele que detém a obra sem consentimento e/ou pagamento são considerados criminosos. Pelo menos é o que diz a lei. Mas há casos que compartilhar e obter essas obras não são crimes, mas um bem a humanidade. E é sobre isso que o nosso FikDik veio falar e trazer para vocês em edições especiais.

Reviramos a internet para encontrar alguns downloads gratuitos e que valem muita a pena fazê-los. Pelos menos se você gosta de arte, música e literatura clássica. A maioria dos sites que disponibilizam tal serviço são internacionais, embora tenhamos achado um brasileiro. Esse primeiro especial é dedicado aos amantes da música clássica com um extra para os amantes de Jazz. Então já pode preparar o HD que opções para armazenar e apreciar não irão faltar. Vamos aos downloads, sem sermos presos nem infringirmos as leis?!

  • Musopen

O Musopen, biblioteca online de obras musicais de domínio público, disponibiliza composições que estão organizadas por períodos, instrumentos, intérpretes e compositores. São mais de 150 peças, de diversos compositores consagrados, para download e para se ouvir online. Porém para fazer o download é preciso um rápido cadastro e você tem um limite de 5 downloads por dia. Se você for muito fã de música clássica e quiser ter acesso ilimitado, também pode fazer uma contribuição de U$ 55 anuais.

  • Classical Music

No site Classical Music você tem acesso a todas as composições de Frédéric Chopin, Franz Schubert, Joseph Haydn, Johannes Brahms, Johann Sebastian Ba­ch, Ludwig van Beethoven e Antonio Vivaldi para audição on-line. Assim como o site anterior, as peças são conduzidas por maestros e instrumentistas consagrados e também estão disponíveis para download gratuito. Por sua vez, o limite são de 8 por dia e seu acesso é ilimitado se fizer o pagamento de R$ 40,00. Aqui, são mais de 4 mil obras disponíveis, de inúmeros compositores, muitos que você provavelmente, nunca tenha ouvido falar.

  • Block Music Records

Agora, se você é muito fã de Bach, temos um site para você. O Block Music Records fez uma parceria com a School of Music at the University of Michigan e disponibilizaram para download gratuito a obra completa de Johann Sebastian Bach gravada em órgão barroco. As gravações foram feitas entre 2007 e 2009, em Leipzig, Alemanha, pelo professor, compositor e músico James Kibbie, da Universidade de Michigan.

  • Early Jazz Legends

Durante 70 anos, um professor do ensino médio de Nova Jersey gravou 650 fitas cassetes de jazz, totalizando mais de 1000 horas de música. Sem perceber, David W. Niven conseguiu um acervo que traça um incrível panorama sobre a evolução do gênero, de 1921 à 1991. Com autorização da família de Niven, o arquivista Kevin J. Powers digitalizou toda a coleção, intitulada Early Jazz Legends. Disponível desde 2013, por lá você também encontra setlists e notas de Niven, além das obras de Louis Armstrong, Ornette Coleman, Miles Davis, John Coltrane e muitos outros.

Se a internet pode ser ruim por um lado, por outro ela se torna maravilhosa, como é esse caso. Nos próximos meses vamos trazer outros site que disponibilizam diferentes materiais artísticos para sua apreciação. Nossa próxima matéria será sobre literatura. Nela vamos trazer sites para fazer downloads de vários livros. Entre eles, já podemos adiantar que terá um onde é possível encontrar para download livros nacionais raros. Que podemos adquirir em PDF ou comprá-los, caso ainda aja algum exemplar disponível. Até o nosso próximo FikDik!

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Sair da versão mobile