Crianças e jovens do mundo inteiro estão convidados a participar da mostra competitiva que acontece no Rio, em outubro

A partir do dia 25 de março, quem quiser participar da 8ª edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC) já pode enviar seus curtas para a seleção. Criado em 2010, pela atriz e produtora Daniela Gracindo, o FIPC apresenta um panorama da produção audiovisual infantojuvenil do Brasil e do mundo. A inscrição é gratuita e pode ser feita até 20 de maio no site. Os filmes selecionados serão exibidos em outubro, com entrada franca, na sala de cinema do Centro Cultural Banco do Brasil– Rio de Janeiro (CCBB). O 8º Festival Internacional Pequeno Cineasta conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio De Janeiro, da Secretaria Municipal De Cultura e do Canal GLOOB, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Para concorrer, os pequenos cineastas devem ter entre 8 e 17 anos e produzir um curta de 1 a 10 minutos de duração. Todo tipo de filme é bem-vindo: ficção, documentário, experimental e animação. A temática também é livre. O elenco não precisa ser obrigatoriamente formado por crianças ou jovens, mas as obras devem refletir as opiniões e pensamentos das crianças e jovens envolvidos na sua criação. A categoria que o filme concorrerá será definida pela idade do participante mais velho. Educadores, professores e instrutores podem orientar os jovens em assuntos relacionados a suporte técnico, como edição, operação de equipamentos, produção, etc., mas não pode haver interferência no processo criativo.

Os curtas devem ser enviados por e-mail através de link para download acompanhado de fotos de divulgação e do making of.  Não serão aceitas obras que contenham mensagens que violem os direitos humanos ou valores democráticos. O regulamento completo está disponível no site do Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC).

Os filmes em competição serão avaliados por um júri composto por crianças e jovens que já tenham experiência na realização de obras audiovisuais. O público também elege o seu preferido nas competitivas nacional e internacional, divididas em duas categorias: de 8 a 12 anos e de 13 a 17 anos. Os vencedores levam para casa o Troféu Pequeno Cineasta e uma claquete profissional da Kodak.

Em sete edições, o festival recebeu o total de 1.184 filmes de 43 países, atingindo um público direto de mais de 46 mil pessoas. Desde sua criação, o FIPC conta com a presença de renomados profissionais de outros países, possibilitando o intercâmbio de novos saberes e processos de realização.