Uma exposição colorida

Com cerca de 180 obras, a exposição de Fernando Lindote explora o constante procedimento de transformação experimentado pelo artista.

Para quem não sabe, o gaúcho Lindote foi aluno do cartunista Renato Canini – principal ilustrador brasileiro do Zé Carioca, o papagaio da Disney. E esse é ponto de partida da mostra.

A ave com as cores do Brasil – criada em 1942, quando os Estados Unidos buscavam ampliar o poder simbólico de políticas culturais e de diplomacia com a América do Sul – foi muito importante na carreira de Lindote e permeia até hoje a sua obra, sendo constantemente revisitada e reinventada, assim como outros personagens estrangeiros com forte entrada na América Latina. As operações realizadas por Lindote no papagaio – e também por outros nomes – realizam um diálogo com o imaginário constituído desde a chegada do Europeu em nosso continente, o que originou alegorias da América, simbologias do Brasil e representações do Rio de Janeiro. A obra do artista que nomeia a exposição aponta a profunda relação da arte brasileira com a representação através de imagens estrangeiras que sempre debruçaram seu olhar sobre a natureza tropical.

Serviço

Onde: Térreo do Pavilhão de Exposições do Museu de Arte do Rio (MAR)
Endereço: Praça Mauá, 5, Centro – Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 3031 2741
Quando: até 24 de abril de 2016.