Gastronauta

A diversidade dos horizontes

Cruzando as galáxias distantes, nossa Gastronauta foi à procura de novas delícias. Dessa vez, ele foi explorar a diversidade das comidas de vários países. Sendo assim, ele nos enviou um pouco do que descobriu no caminho.

– Houston, Houston…estou passando dados sobre as comidas típicas de vários lugares do planeta Terra, guarde essas informações e divulgue-as no momento adequado!

Cada país tem seus costumes, sua cultura e principalmente seus alimentos. Mas ao me aventurar em minhas viagens, entendi que se você não se entrega ao local que está, provando de sua culinária, no fim você acaba não o conhecendo de fato.

A comida de cada região pode representar sua história, suas crenças e religiões. Por isso é importante saber mais antes de sair por aí explorando novos ambientes como eu. Então, vou dar algumas dicas de comidas típicas de alguns lugares que estive.

Comida Tailandesa – Especialidade: Pad Thai

Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa

A culinária Tailandesa é conhecida por sua variedade de sabores, além de ser apimentada. Esse prato típico ficou famoso durante a Segunda Guerra Mundial, quando o primeiro-ministro pediu para espalhar pelo país, a técnica de fazer macarrão de arroz. A receita leva omelete, camarão, talharim de arroz frito, amendoim, tamarindo e outros temperos.

Na Tailândia, costuma-se misturar doce com salgado, picante e ácido, tudo no mesmo prato. E, não é de hoje que eles são conhecidos pelas informalidades, há muito tempo atrás eles comiam sem mesa, sentados em tapetes, o que ainda acontece muito nos dias atuais.

Comida Italiana – Especialidade: Massa a Pomodoro

Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa

A Itália é conhecida por suas Massas e Pizzas deliciosas! Mas cada região possui algumas outras especialidades como pratos feitos com arroz, frutos do mar, chocolates, sorvetes e cafés. Escolhi a Massa a Pomodoro, pois o molho é um dos mais famosos por lá e é feito de tomates, azeite, alho, cebola e manjericão.

Comida Espanhola – Especialidade: Paella

Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa

Olé! A culinária espanhola sofre algumas influências mediterrâneas. Seus pratos podem variar dependendo da região, mas possuem características comuns, sempre utilizam azeite, alho e cebola como condimentos.

A Paella é preparada em um frigideira grande, o prato leva arroz, frutos do mar e galinha. Ela foi criada pelos camponeses no século XV onde possuíam muitos arrozais. E como qualquer outro prato ela sofre variações por localidades.

Comida Argentina – Especialidade: Asado

Asado
Foto: Ilustrativa

Para quem não sabe o Asado Argentino é nosso famoso Churrasco.  A grande presença de carne em sua culinária é devido às influências portenhas e europeias. A versão argentina varia no tipo de sal  e carnes que são assadas como: bife de chorizo, costela, maminha, fraldinha, bife ancho. E como acompanhamentos variam também, ao invés de farofa e arroz, como estamos acostumados, eles comem com batatas fritas e legumes grelhados, bebem vinho e de molho, usam chimichurri e salsa criola.

Comida Chinesa – Especialidade: Chop Suey

Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa

A China naturalmente já possui suas peculiaridades, e a culinária não poderia ser diferente uma vez que ela pode representar muito sobre a região que é consumida. Os pratos mais conhecidos ao redor do mundo são: frango xadrez, yakissoba, rolinho primavera, entre muitos outros. O Chop Suey é um prato típico que consiste em pedaços de carne cozidos e salteados com legumes, podendo ser feito o Arroz Chop Suey e, até mesmo, o Yakissoba com esses ingredientes.

Comida Mexicana – Especialidade: Tortillas

Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa

Com sabores marcantes, a culinária mexicana surgiu através de práticas culturais dos povos pré-colombianos e dos colonizadores espanhóis.  Por ser muito popular, é considerada Patrimônio Intangível da Humanidade pela Unesco desde 2010. O cardápio mexicano é baseado no milho, de onde as Tortillas são produzidas e elas podem ser de vários tipos de acordo com os recheios:

Quesadilla – tortilla com recheio de queijo;
Enchillada – tortilla com recheio de frango, carne moída ou queijo, cozinhada no molho de pimenta;
Tostada – tortilla frita com frango, vegetais, tomate, feijão, queijo ralado, chilli e molho de coentro;
Panucho – tortilla frita com purê de feijão;
Tacos – tortilla com recheio de carne, pode ser de porco, assada no espeto.
Burrito – tortilla enrolada com recheio de queijo, tomate, feijão, chilli, carnes, dentre outros.
Nachos – tortillas crocantes com formato de triângulo, semelhante ao doritos, usadas para comer com molhos diversos, tais como guacamole e chilli com carne.

Por enquanto é isso Houston! Essas são as novidades, espero que aproveite as informações e desfrute dessas delícias do universo.

Aimée Borges gosta de dançar ao vento, beber água gelada e sorrir para Lua. Apaixonada por contos e fadas, deixa-se levar por sua curiosidade que a transporta para um mundo ainda mais louco que o da Alice.


Apoia-se

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Aimée Borges

Aimée Borges gosta de dançar ao vento, beber água gelada e sorrir para Lua. Apaixonada por contos e fadas, deixa-se levar por sua curiosidade que a transporta para um mundo ainda mais louco que o da Alice.

Previous No Escurinho: Marlon Wayans em 50 tons de Preto
Next Arquitetura e Decoração: 5 Dicas para decorar sua salinha

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close