Guia de maquiagem vintage

Hoje em dia temos uma vasta gama de blogueiras e youtubers fazendo tutoriais de maquiagem. Sejam famosas ou ilustres desconhecidas, existem opções para todos os gostos, basta procura na internet a sua guru de maquiagem preferida, ou aquela que mais se parece com você.
Agora, se você pensa que vídeo tutorial de maquiagem é algo atual, está redondamente enganado. Existe um site em inglês chamado Glamour Daze, que contém um acervo imenso sobre a moda e a maquiagem ao longo das décadas.

Separei dois vídeos muito interessantes de vídeo tutoriais de época, para mostrar que isso não é coisa de hoje em dia. O primeiro, um vídeo restaurado de 1969, narrado por Marla Craig.

O outro, mais antigo, é de 1948 e é uma aula um pouco mais complexa. No vídeo vemos um palco com duas modelos, cada uma em uma extremidade, fazendo a demonstração das instruções que são dadas por uma mulher de postura impecável, quase uma militar. Não sei como as modelos não rasgaram seus rostos esfregando-os com tanta brutalidade.

O mais interessante desse vídeo é que a instrutora também dá noções de visagismo, mostrando o certo e o errado da maquiagem e do cabelo para cada tipo de rosto. O site é um paraíso de inspiração para quem ama moda, maquiagem e história, é muito fácil ficar entretido durante horas. Desejo a vocês uma boa viagem através do tempo.