Não é nenhum episódio de Black Mirror ou ideias paranoicas do Fundador do Facebook (que sempre cobre câmera e microfone do seus gadgets). Os casos de invasão vem crescendo exponencialmente, criminosos do mundo digital têm usado câmeras de celulares e computadores das vítimas e usam os flagrantes para chantagens.

A melhor forma de evitar é prevenir. Tenha sempre um bom programa antivírus instalado e atualizado e evite clicar em links “suspeitos”. A maioria dos casos se dá em sites de conteúdo adulto e jogos, através de pop-ups maliciosos. O malwares também podem estar escondidos em programas piratas e mesmo em anti-vírus. Depois de feito o download, a “porta” para o invasor é aberta, sem que o usuário se dê conta.

super_imgwebcam_tapada

Câmeras de vigilância e babás eletrônicas também podem sofrer ataques. É importante ter sempre senhas seguras nesses aparelho quando estiverem conectado com a internet. Smartphones e tablets podem ser infectados por links no whatsapp e afins.  Não faça download de apps fora das lojas oficiais.

É muito importante verificar por onde navega. Procurar usar sites que tenham certificado de segurança.  Mesmo que tenha um bom antivírus no seu aparelho, um clique no link errado e você é invadido. Caso você desconfie que possa ter cometido um erro e seu gadget foi invadido, busque na internet algum órgão especializado, ou até a polícia civil mais próxima de você. E na dúvida faça como Zuckberg, um pedaço de papel ou adesivo na frente da câmera é um método simples e eficaz de evitar gravações indesejadas.

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Tathiana Tato

Tem um conhecimento amplo de coisas inúteis, porém divertidas, como saber por que existe aquele ditado. Ama ler, viajar, novidades, conhecer pessoas, comer bem (casou com um chef), ouvir e contar histórias. Foi escoteira e até hoje está sempre alerta.

Previous Crítica: O Açougueiro
Next Roda América – Em busca de nossa gente

1 thought on “Hackearam sua webcam, você sabe com certeza que não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close