Foram selecionadas para serem expostas no Museu de Arte do Rio de Janeiro” (MAR), peças desenvolvidas ao longo de um processo de criação com 240 crianças de 6 a 13 anos. “O nome do medo” é da artista plástica brasileira Rivane Neuenschwander em colaboração com o fashion designer Guto Carvalhoneto. A obra tem compromisso com a liberdade da infância e quer dar a arte o poder de nomear e refazer o mundo e seus medos.

O projeto reuniu as crianças em oficinas na “Escola de Artes Visuais do Parque Lage” e na “Escola do Olhar do Museu de Arte”. Primeiro a criançada teve que nomear seu medo e, em seguida, desenhar uma capa que pudesse ter um poder mágico: protegê-las do seu próprio pavor. Os pequenos ficaram com a capa criada por eles e, a partir dos esboços, a artista juntou a palavra e a imagem desenhada com o fashion designer a fim de desenvolver as peças.

Para Rivane esse projeto ajuda a perceber a precursão do medo desenvolvido por essa criança, notando a oposição entre violência e brincadeira. Serve para o adulto reavaliar a elucidação da criança à brutalidade do cotidiano, pois o medo leva seus contrastes e afetos coercitivos para dentro da sociedade.

Residindo apenas em uma sala do museu, as peças escolhidas ficam junto a barulhos que, de início, assustam os visitantes, mas quando familiarizados trazem para perto as sensações dos diferentes medos. Em cada capa tem sinalizado o nome do medo, como: ir ao hospital, saudade, pessoa bêbada, anúncio de TV, escuro/estupro e outros.

[button color=”white” size=”normal” alignment=”none” rel=”follow” openin=”newwindow” url=”https://woomagazine.com.br/exposicao-o-nome-do-medo/”]Agenda[/button]


Por Graziella Ferreira


Apoia-se

Show Full Content
Previous Back to the 90’s
Next Intercâmbio – Como Essa Experiência Pode Mudar Sua Vida

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close