A beleza imortal de Mortícia Addams

Dia 7 de janeiro marca o nascimento de Charles Addams, criador de uma das mais queridas famílias da ficção, que recebeu o seu sobrenome. E é claro, como grande fã, eu não poderia deixar de prestar homenagem, porém como essa coluna se chama “Make e Asas”, estou aqui para citar a mais bela das personagens dessa família: Mortícia Addams.

Além de ser o centésimo primeiro aniversário do cartunista americano, houve outra razão para que eu escolhesse falar sobre Mortícia. Certo dia nas redes sociais, alguém postou a foto de um batom escuro belíssimo, e, como sempre, surgiu logo um comentário negativo: “Lindo, mas não tem nada a ver com o verão, tem que ser usado apenas no inverno.”

A cada ano surgem novas tendências de maquiagem que combinam com cada estação do ano, ambiente ou ocasião. Mas você deve se lembrar de uma coisa: Tendência deve ser vista como uma sugestão, não como obrigação. Você não deve usar o que não gosta nem abrir mão de usar o que ama, só porque a cor do ano é tal ou porque isso ou aquilo é do passado. E Mortícia é uma mulher cuja beleza encanta qualquer geração e ignora totalmente qualquer padrão ou regra.

Seja primavera, verão, outono ou inverno, seja dia ou noite, sempre veremos a Sra. Addams de lábios vermelhos e sombra prateada, ressaltando sua palidez, além do côncavo marcado com sombra escura e olhos bem delineados com lápis preto. Notem que essa maquiagem vai contra a regra “olho tudo, boca nada” ou vice-versa. E ela não está nem aí. Aposto que se alguém for questionar o uso “inadequado” de sua maquiagem, aposto que ela responderia com uma pergunta, a mesma que fez à Debbie: “Tons pastéis?” (desculpem, esse filme foi assistido por mim tantas vezes que perdi a conta).

Se preferir uma versão mais clean, se é que pode-se dizer isso de Mortícia, Carolyn Jones (a intérprete da personagem na antiga série de TV) é uma excelente fonte de inspiração. Toda a maquiagem é mais suave porém não muda sua essência ou seu estilo gótico.

O visual de Mortícia é tão inspirador que inúmeras mulheres o reproduzem. Uma das melhores versões é a da youtuber Alexys Fleming, do canal Madeyewulook.

E não pensem que só quem tem a pele muito clara pode copiar a maquiagem, ela é para todos os que gostam do estilo e admiram a personagem, assim como eu:

Eu fiz essa maquiagem no ano passado para ir a um baile fictício na casa dos Addams dançar a Mamushka – se não entendeu leia o post no meu blog – e funcionou perfeitamente para mim.

Portanto, qualquer um pode usar e abusar do estilo da senhora Addams, em qualquer tempo e em qualquer ocasião, sem medo de ser feliz.