Goiana superou desafios e realizou o sonho de ser empresária de uma grande marca

O homem é do tamanho dos seus sonhos. Com certeza você já deve ter lido essa frase alguma vez na sua vida: seja naquele outdoor que toda semana é trocado, seja num biscoito da sorte de um restaurante chinês, seja numa página dessas de citação online. Mas, aí fica aquela dúvida: será mesmo que a existência do homem se baseia nos sonhos que ele tem? E quem não tem sonho nenhum, como faz?
Bom, para a segunda pergunta, eu sugiro a resposta: até hoje, eu não conheci uma pessoa sequer que não tenha (ou que nunca tivera antes) um sonho na vida.

E não há regra: pode ser o desejo de conhecer um famoso da TV, viajar para outro país, ter um emprego legal ou, quem sabe, ser dona(o) do próprio negócio. Tudo o que sonhamos conquistar um dia, automaticamente, se torna combustível para nos lançar em direção de nossas metas. Afinal, não há sentimento maior de realização e felicidade do que um objetivo alcançado. Mas, muitas vezes, o caminho percorrido para a realização de um sonho é repleto de adversidades e obstáculos, o que acaba por nos fazer desistir no meio da trajetória.

Hoje vamos conhecer uma história de superação, persistência e foco empreendedor que resultou na realização de um sonho pessoal. Jan de Oliveira, goiana, já passou fome e chegou a dormir na rodoviária do Tietê, mas, hoje, é uma das empresárias mais bem-sucedidas do ramo de cosméticos no Brasil. Agora, ela se dedica a ajudar outras pessoas a alcançar o sucesso pessoal e profissional através de seu livro recém lançado e seus cursos e palestras como coaching motivacional.

UMA ESTRELA QUE NASCEU PARA BRILHAR

Jan nasceu em Goiás e desde muito cedo se interessava por vendas. Ela conta que, aos seis anos, ajudava sua mãe no negócio da família: uma quitanda. Esse talvez tenha sido o primeiro sinal de que a vida da jovem seguiria pelo caminho dos negócios. Para Jan…

“sempre tem alguém precisando resolver um problema e só quem pode resolver é um vendedor, consultor, especialista em produtos e serviços. Acredito que é mais fácil construir prosperidade fazendo uma venda, ou seja, sendo uma pessoa que vende soluções”.

Quando ingressou na universidade em que estudava psicologia, Jan passou a vender cosméticos para ajudar a pagar os gastos com o curso. O retorno foi bom e logo ela resolveu abrir sua própria loja física. A goiana comprou um ponto em sua cidade, pagou após dois meses do estabelecimento funcionando e teve sua primeira experiência de fato como empresária de sucesso.

“Sempre quis ter meu próprio negócio, imaginava, projetava e me via a frente do meu próprio empreendimento. A vontade de ser maior do que eu era me deu a motivação para prosseguir”, conta.

Não demorou muito para ela pensar mais alto e decidir aumentar seus negócios em uma cidade maior.

“Minha maior motivação é o sucesso, e sucesso não advém apenas de construir riqueza, mas de construir um legado e levar uma visão a pessoas que ainda não as possuem”, comenta Jan.

Foi aí que a empresária decidiu viajar para São Paulo e abrir sua loja de cosméticos na capital paulista.
Mas, como dito no começo desse texto, o caminho para a realização de um sonho não é nada fácil. E com a empresária não foi diferente. Jan enfrentou uma São Paulo que não a acolheu tão bem e sua vida sofreu uma grande reviravolta. A empresa de goiana não estava dando bons rendimentos e chegou a falência. Quando isso aconteceu, ela estava grávida de seis meses, acabara de ser abandonada pelo companheiro e não tinha nada além de R$10 no bolso, que usou na época para comprar um macarrão instantâneo.
Você deve estar se perguntando: ela não pensou um só momento em desistir? E, se quer saber, a resposta é sim:

“Já pensei em desistir várias vezes, em alguns momentos pensei: ‘O que estou fazendo aqui, longe da minha família, longe das minhas origens, sendo humilhada a cada derrota?’ Mas, sempre que desistia, pensava: ‘Deus não me criou para isso. Eu não estou aqui para lastimar’. Não é uma questão de religião, é uma questão de sabedoria, pois se Ele me fez e me colocou no mundo algo eu tenho que fazer, então honro a vida que ele me deu, honro o presente que ganhei e tudo que passei até aqui foi para meu crescimento. Quanto mais ‘porrada’ levamos, mais forte ficamos!”.

Após anos de luta, Jan conseguiu reerguer seu império e se tornar novamente dona de uma empresa de sucesso. Sua marca Luxor Perfumes atualmente tem parceria com diversos famosos e chega a faturar milhões por ano.

De toda sua trajetória, ela acredita que a persistência e o foco foram essenciais para alcançar seus objetivos. E, quanto a ser motivo de inspiração para outras pessoas, ela vai além:

“Muitos brasileiros podem servir de inspiração, desde aquela mãe que sai de casa as quatro da manhã para trabalhar, aquele pai que sai de madrugada e chega ao anoitecer. Todos temos algo a ensinar (…) A mensagem que quero passar é: Todas as dificuldades cabíveis e imagináveis vão cruzar seu caminho, cabe a você desistir e ser derrotado ou lutar e sair vencedor. Eu espero que escolha a segunda opção”.

E complementa:

” Não pense na crise e nas dificuldades (…) Tire 15 minutos e treine sua mente para pensar na prosperidade, mesmo não acreditando, tente. Nada é feito real se primeiro não for imaginado”.

Goiana superou as dificuldades e hoje é uma empresária de muito sucesso (Foto: Divulgação)
Jan de Oliveira: exemplo de superação e sucesso (Foto: Divulgação)

MIND POWER

Se você pensa que a história de Jan termina por aí, está enganado(a)! Além de assumir a empresa de cosméticos, a empresária não parou de investir em sua carreira. Terminou o curso de psicologia, é especialista em comportamento humano e atua como Mind Power, na tentativa de ajudar outras pessoas a melhorarem de vida:

“O Mind Power é uma técnica muito utilizada nos EUA e comprovada cientificamente. Ela transforma a fisiologia do cérebro e isso foi comprovado pelo neurocientista Dr. Daniel Amen, a quem estudo há mais de seis anos. O trabalho do Mind Power é remodelar a mente humana, através de biofeedbacks: um exame feito da estrutura cerebral que podemos ver as áreas afetadas por sentimentos de negativismo, depressão, ansiedade e outros transtornos modernos. Esse mesmo exame mostrou que, com o uso das técnicas do Mind, o cérebro se transforma podendo, inclusive, alterar o DNA e curar doenças. Trabalhamos desde a construção da autoimagem até meditações induzidas como reprogramações mentais capazes de perceber a mudança em poucos minutos.”

Jan lançou o primeiro livro de uma quadrilogia que trabalha o Mind Power e realiza cursos online para as pessoas que desejam mudar suas vidas.

Para conhecer mais do trabalho dessa empreendedora de sucesso e se inscrever em seus cursos, acesse o site oficial.

  • Nota da redatora: “Maybe my passion is nothing special, but at least it’s mine”.

Por Michele Matos

Show Full Content
Previous O que era sucesso há 10 anos atrás?
Next Empoderamento feminino é tema de peças de teatro no Rio e em São Paulo

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close