Encantado. Essa palavra define o espectador diante das obras de Leonid Afremov—artista plástico nascido em 7 de julho de 1955, na cidade de Vitebsk, Bielorrússia.

Afremov é um pintor impressionista moderno de técnica — pintura a óleo com espátulas ao invés de pincéis—  inconfundível. Graduou-se em arte, em 1978, na Fundação Vitebsk Art School, fundada por Marc Chagall, Malevich e Kandinsky, em 1921.

Nas telas de Afremov, as cenas do cotidiano, assim como as paisagens, sejam naturais ou urbanas, ganham vida. As cores utilizadas pelo artista são vibrantes, alegres e poéticas. As pinturas de alto contraste despertam um sentimento que ultrapassa a experiência estética.

1fc1a78ad986ddd8b77178bed813d22d  8749327_5-902-40x30-midnight-tango aca77b64e7fa2f24d328446ce1148500

É possível experimentar a sensibilidade do artista e perceber a poesia e o colorido nas cenas que consideramos clichês no dia a dia. O pintor possui um olhar atento e não menospreza os instantes; ultrapassa os limites da tela e nos faz perceber a realidade com outros olhos. No seu trabalho também é notório a representação de outras artes como o Ballet Clássico e Tango.  Em biografia, disponível em http://leonidafremov.deviantart.com, Afremov diz:

Tentei diversas técnicas durante a minha carreira, mas me apaixonei por pintura a óleo e espátula. Meu coração está completamente aberto para a arte. Cada uma das minhas obras  reflete meus sentimentos, sensibilidade, paixão e a música da minha alma. A verdadeira arte está viva e é inspirada na humanidade. Eu acredito que a arte nos ajuda a  nos livrar da agressão e da depressão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Segundo Afremov, sua obra de arte é o resultado de um longo processo criativo e pesquisa; cada pintura está repleta do seu “mundo interior”, e traz diferentes humores, cores e emoções.  No vídeo, abaixo, é possível ver a técnica utilizada pelo artista.

Por Renata Ferreira


Apoia-se

Show Full Content
Previous Que ano é hoje?
Next Os Simpsons e a arte de prever o futuro

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close
CLOSE
CLOSE