Desenhista foi o criador do Menino Maluquinho
Morreu o desenhista e escritor Ziraldo, criador de personagens como os de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”. A informação foi confirmada pela família do desenhista na tarde deste sábado (6). O cartunista morreu dormindo, em seu apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio, por volta das 15h (via G1).
Chargista, caricaturista e jornalista, Ziraldo foi um dos criadores, nos anos 1960, do jornal humorístico e combativo político Pasquim. O veículo entrou para a história pelas ácidas e inteligentes críticas à Ditadura Militar no Brasil. No entanto, a audácia lhe custou uma prisão. Um dia depois de o AI-5 ser instituído, em 13 de dezembro de 1968, Ziraldo foi detido em casa e levado para o Forte de Copacabana.
Antes do Pasquim, Ziraldo já havia trabalhado na revista O Cruzeiro e no Jornal do Brasil, publicou charges políticas e cartuns. São dessa época os personagens Jeremias, O Bom, Supermãe e Mineirinho. Também desse período vem a Turma do Pererê, primeira revista em quadrinho em cores do Brasil, de um autor só. Chegou às bancas em outubro de 1960 e tinha como personagens um pequeno índio, um saci e vários animais que formam o universo folclórico brasileiro, como a onça, o jabuti, o tatu, o coelho e a coruja.
Sua primeira publicação infantil foi o livro “FLICTS”, de 1969. Em 1979, passou a se dedicar à literatura para crianças e em 1980 lançou “O Menino Maluquinho”. Inspirado em suas memórias de infância, considerado um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro em todos os tempos. Em 1995 virou filme fazendo sucesso de bilheteria, e ganhou uma continuação em 1996. Também virou animação e série de TV.
Imagem: Reprodução/Instagram (Via: @ziraldooficial)
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.