Iniciou no dia 12 de outubro, a exposição “Rolé pelo Rio Hackeado” no Museu do Amanhã. A proposta é o empoderamento das cidades por pessoas inquietas, então chamados hackers. Segundo a diretora do Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA), Marcela Sabino, o uso do termo hacker trás a ideia de evolução de um sistema e suas manifestações.

A provocação que compõe o título da exposição pretende acordar em cada visitante um “senso de indignação”, causando no público a sensação de conhecer sua cidade e pensar em alternativas sustentáveis.

A criação utiliza maquetes mecânicas com movimento dos bairros da Lapa, Urca e Rocinha (obras produzidas por Luiz Oliveira, mecânico, soldador e morador da comunidade Mangueira); uma horta urbana para representar as intervenções realizadas nos diversos canteiros da cidade, um grafite com projeções e uma área que simbolizará o Baile Charme de Madureira, entre outros ambientes.

O destaque da mostra fica por conta das instalações interativas onde os visitantes poderão traçar mudanças na cidade. Eles escolhem um dos 160 bairros oficiais da cidade do Rio de Janeiro e podem sugerir mudanças nos espaços, sugestões de mais horta, cor, arte, ciclovia, ponto de encontro etc. Por toda exposição são apresentados conteúdos históricos do projeto Rolé Carioca, associados a ideias de transformação da cidade pelas mãos do próprio usuário, partindo do princípio de que quem nela vive sabe como potencializar seu uso.

O Museu do Amanhã fica na Praça Mauá e a exposição pode ser vista até o dia 05 de Fevereiro de 2017, de terça à domingo, das 10h às 18h. Ingressos por R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia).

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Júlia Cruz

Acredita ser uma criação do Projeto Leda enquanto espera o Doutor com a sua Tardis. É apaixonada por cachorros, gosta de acender incensos, observar estátuas e tomar café. Descobriu que tudo é passível de crítica e desconstrói os enredos das mais de cem séries que já viu, para os leitores da Woo Magazine.

Previous Show do Wesley Safadão no Metropolitan
Next Lúcia Mccartney vira série na GNT

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close