Nascido em Lisboa, em 1979, João Pedro Plácido, começou a filmar e realizar videoclips aos 19 anos e, mais tarde, estudou Cinema na ESTC(Lisboa) e na Hochschule für Film und Fernsehn (Babelsberg). Fluente em cinco idiomas, desde 2000 tem trabalhado um pouco por todo o mundo, primeiro como assistente de imagem e mais tarde como diretor de fotografia. O seu trabalho tem sido reconhecido com prêmios nacionais e internacionais.

“Volta à Terra”, seu primeiro filme como diretor, conta a história de uma comunidade em extinção: camponeses que praticam agricultura de subsistência numa aldeia das montanhas do norte de Portugal, esvaziada pela imigração. Entre a evocação do passado e um futuro incerto, seguimos os 49 habitantes da Uz pelas quatro estações do ano. Entre os habitantes encontramos António, antigo emigrante que realizou o sonho de regressar ao país e prepara a festa da aldeia para o Verão, e Daniel, jovem pastor que sonha com o amor ao anoitecer.

O filme já foi apresentado em 21 festivais de cinema pelo mundo, entre eles a Mostra de São Paulo, BFI London Film Festival, Chicago Film Festival, ACID Cannes. Além disso, foi vencendor do Prêmio Liscont, no Doclisboa’14 – Portuguese Competition Features, Melhor Longa-Metragem da Competição Portuguesa, na Escolas/IADE, Prêmio Ulysse do Documentário, Prêmio Estudante para Primeira Obra, na Cinemed (França).

Abaixo você confere o trailer oficial do longa, sem legendas, que estreia na próxima semana, nos cinemas nacionais, distribuído pela Fênix Filmes.