O ano de 2023 foi farto de bons filmes. Que venha 2024!
De acordo com a tradição, elaborei uma lista dos 10 filmes que considero os melhores de 2023. É relevante destacar que esta é uma seleção subjetiva, na qual levei em consideração os filmes lançados no território brasileiro ao longo do ano, observando que alguns deles tiveram estreias mundiais em 2022. Além disso, busquei incluir produções provenientes de diversas países na lista, com o intuito de diversificar e não permitir que Hollywood predominasse.
Decisão de Partir
Park Chan-wook agora possui duas obras-primas em sua filmografia: “Old Boy” e “Decisão de Partir. O estilo do cineasta sul-coreano mistura violencia e romance em uma história que surpreende com reviravoltas e um final chocante.
Barbie
“Barbie” foi o filme comercial mais falado do ano, e não é para menos, já que usa da boneca mais famosa do mundo como personagem para colocar o gênero feminino onde ele sempre deveria estar: no topo. O feminismo do filme, contudo, não é excludente, e prega por um mundo com direitos iguais entre homens e mulheres. O filme e a cineasta Greta Gerwig provavelmente devem receber alguns Oscars, e com meritos.
Leia Mais: Crítica: Barbie
Ervas Secas
O cineastra turco Nuri Bilge Ceylan entregou, mais uma vez, excelência com sua narrativa comtemplativa e filosófica, que fala de humanidade, politica e sociedade. Veja nossa crítica completa sobre o filme aqui.
Anatomia De Uma Queda
“Anatomia De Uma Queda” recebeu, com merecimento, a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2023. O filme é um excelente suspense que aborda os caminhos subjetivos da justiça. Veja nosso texto completo sobre ele acessando aqui.
Retratos Fantasmas
Kleber Mendonça Filho faz seu filme mais pessoal com “Retratos Fantasmas”. O documentário aborda com sensibilidade a infância e juventude do cineasta. Também um olhar crítico à destruição dos cinemas de rua do Recife, que estão sendo substituídos por lojas e igrejas evangélicas.
Godzilla Minus One
Os japoneses devem ter se cansado da visão hollywoodiana de Godzilla e decidiram lançar esse arrasa quarteirão que fez enorme sucesso de público e crítica. Mesmo com um orçamento limitado, “Godzilla Minus One” é visualmente excelente, e entrega os melhores momentos envolvendo o famoso monstro dos últimos 10 anos.
Assassinos da Lua das Flores
Martin Scorsese aparece vez ou outra para mostra como se faz o verdadeiro cinemão. Este que vem se perdendo nos últimos anos nas mãos inábeis de diretores pouco talentosos e dominados pelos gananciosos estúdios. Scorses, portanto, entrega em “Assassinos da Lua das Flores” uma trama envolvente e impressionante para discutir o crime cometido pelo homem branco contra uma tribo indigena.
Afire
O longa alemão, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, é um drama tenso sobre amor, amizade e como a arte está ligada às suas relações pessoais com o mundo e as outras pessoas. Para ver a crítica completa sobre “Afire”, clique aqui.
Os Fabelmans
O cinema encantador de Steven Spielberg estava ibernando durante os últimos anos, já que os filmes lançados pelo veteranos cineasta pareciam muito protocolares. Isso mudou drasticamente com “Os Fabelmans”, que é autoral ao lembrar da sua infância e da formação cinematográfica. “Os Fabelmans” é magnifico para os cinéfilos e para aqueles que só querem uma história sensivel e emocionante.
Noites Alienígenas
“Noites Alienígenas” é tenso, brutal e naturalista. O longa de Sérgio de Carvalho conta a história de como facções criminosas estão dominando o território do Amazonas e destruindo a juventude, indígena ou não. Para nós brasileiros, infelizmente trata-se de um roteiro baseado em fatos cotidianos. Leia a crítica completa aqui.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.