Projeto Aventuras do Pensamento começa sua segunda temporada em abril com palestra sobre identidade de gênero

A Caixa Cultural Rio de Janeiro inicia, no dia 8 de abril de 2017 (sábado), às 11h, a segunda temporada do ciclo de palestras “Aventuras do Pensamento”, projeto pioneiro no Brasil que promove debates gratuitos para o público infanto-juvenil. Em sete encontros mensais, artistas, intelectuais e filósofos discorrerão sobre temas de sua especialidade em linguagem acessível aos jovens, proporcionando uma oportunidade de interação e aprendizagem.

Na palestra inaugural, a professora de filosofia Carla Rodrigues, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, apresenta o tema “É menino ou menina? – Um debate sobre como nos tornamos o que somos”. A duração será de aproximadamente 50 minutos, somados a mais 40 minutos para perguntas do público.

“Desde antes do nascimento de uma criança, a pergunta ‘é menino ou menina’ é um grande definidor do que viremos a ser”, diz Carla.

“O objetivo da palestra é discutir as razões, filosóficas e históricas, de ainda sermos pessoas definidas pelo sexo biológico que carregamos no corpo. Para isso, vamos discutir a diferença entre natureza e cultura e os conceitos de identidade de gênero e de performatividade de gênero”, esclarece.

Professora de Ética do Departamento de Filosofia da UFRJ, Carla Rodrigues fez especialização, mestrado e doutorado em Filosofia na PUC-Rio e pós-doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Atualmente, coordena o laboratório de pesquisa Escritas – Filosofia, Gênero e Psicanálise. É autora dos livros “Hospitalidade e responsabilidade: duas palavras para o feminino”, “Coreografias do feminino”, entre outros.

Para outras informações, acesse nossa agenda:

Agenda