Um estudo recente ( “More Harm Than Good? How Messages That Interrupt Can Make Us Vulnerable”) realizado por engenheiros do Google Chrome em colaboração com especialistas em desenvolvimento e segurança da informação da Universidade Brigham Young nos EUA, com uso de aparelhos de ressonância magnética, concluiu: o momento que a mensagem de segurança aparece para o usuário é fundamental para sua eficácia.90porcento

Mensagens de erro e alertas de segurança que aparecem seguindo apenas o fluxo do programa, enquanto as pessoas estão digitando, assistindo a um vídeo, trabalhando, conversando, fazendo upload de arquivos, etc, são simplesmente ignoradas em até 90% das vezes que ocorrem.

Ou seja, somos terríveis em ser multitarefas. Se conversar com qualquer especialista da área de segurança eles irão concordar pelo menos nisso: A segurança dos computadores não é um problema tecnológico e sim um problema humano.

Mensagens mostradas quando os usuários estão ocupados são menos eficazes devido à “interferência da dupla tarefa”, o que eles acreditam ser uma limitação neural onde até tarefas simples não podem ser executadas simultaneamente sem perda significativa de desempenho.

Por exemplo, 74% das pessoas no estudo ignoraram as mensagens de segurança que surgiram quando elas estavam para fechar uma página web. Outros 79% ignoraram as mensagens quando estavam assistindo a um vídeo. E 87% desconsideraram as mensagens de segurança enquanto estavam transferindo informações – neste caso, um código de confirmação.

O que parece ser o problema é que construímos sistemas operacionais multitarefas mas esquecemos de atualizar nosso próprio cérebro. Segundo o pesquisador Jeff Jenkins,

“Esperar para exibir um aviso até quando as pessoas não estiverem ocupadas fazendo alguma outra coisa aumenta o seu comportamento de segurança de forma substancial” .

Então senhores programadores não esqueçam e nos ajudem, as pessoas prestaram mais atenção às mensagens de segurança quando essas mensagens apareceram: após assistir a um vídeo; enquanto esperavam uma página carregar e após interagir com um site. E boa sorte para nós, para evoluir nossa habilidade multitarefa e deixar nossos computadores a salvo.


Apoia-se

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Tathiana Tato

Tem um conhecimento amplo de coisas inúteis, porém divertidas, como saber por que existe aquele ditado. Ama ler, viajar, novidades, conhecer pessoas, comer bem (casou com um chef), ouvir e contar histórias. Foi escoteira e até hoje está sempre alerta.

Previous AfroPunk: Representatividade e Estilo
Next Nada será como antes, mesmo

1 thought on “Por que ignoramos mais de 90% dos AVISOS DE SEGURANÇA nos computadores?

  1. Eu lembro de algumas mensagens desse tipo que não paravam de surgir (na época do windows xp), e o jeito de se livrar delas era arrastar pra fora da tela kkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close
CLOSE
CLOSE