A CCXP 2022 está chegando e já temos as confirmações de participantes. A Woo resolveu tirar um tempo para elencar alguns destaques da lineup do maior festival de quadrinhos e cultura pop da América Latina, e que você não deve deixar de acompanhar.
Aimée de Jongh
A premiada quadrinista holandesa é também animadora e diretora. Sua primeira graphic novel, The Return of the Honey Buzzard, foi reconhecido como melhor graphic novel no Prix Saint-Michel e transformado em filme. A obra de Aimée também atravessa questões como sustentabilidade e crise de refugiados. Confira seu site oficial/Instagram/Twitter.
Amancay Nahuelpan
Nahuelpan é chileno e desde 2018 colabora com a DC Comics, trabalhado em títulos como Batman, Detective Comics, Justice League Dark, Crush & Lobo, Nightwing, Wonder Woman, e The Flash. Confira seu site oficial/Instagram/Facebook.
Ana Luiza Koehler
Koehler é porto-alegrense, formada e doutoranda em arquitetura pela UFRGS. Por causa disso, a formação dos espaços urbanos é algo que intriga tanto quem se aventura na obra dessa quadrinista-pesquisadora. Ana atualmente desenvolve o projeto “Beco do Rosário”, na Porto Alegre dos anos 1920, atravessada por contradições e num período crítico para sua transformação. Confira seu site oficial/Instagram/Twitter.
André Dahmer
Dahmer é carioca e publica tiras diárias na Folha de São Paulo e n’O Globo, já tendo sido premiado com cinco HQMix e um prêmio Jabuti. André é artista plástico e sua obra também se expande para outros formatos. Confira seu site oficial/Instagram/Twitter.
Eryk Souza
Paulistano, Eryk Souza é quadrinista, ilustrador, fotógrafo e muita de sua estética as pessoas devem conhecer pelo seu trabalho com o sci-fi. Atualmente faz parte de um projeto collab a dar uma outra vida à música pela arte gráfica, “Lado B”. Confira seu Instagram/Twitter.
Fabian Toulmé
Engenheiro de formação, Toulmé é francês e outro nome consagrado dentro dos quadrinhos mundo afora. Em “A Odisseia de Hakim”, exibe com sensibilidade a realidade da guerra pelos olhos de um jovem sírio. Confira seu Instagram.
Fido Nesti
Paulistano e um leitor ávido, Nesti tem no currículo adaptações de clássicos da literatura mundial para os quadrinhos: Os Lusíadas, 1984, Jane Austen (Mansfield Park, Razão e sensibilidade, Emma). Também publica na Folha e The New Yorker. Confira seu site oficial.
Gabriela Borges
Vamos lá: Gabriela é A referência em quadrinhos queer. Criadora de uma curadoria e divulgadora de projetos que pouca atenção recebem pela temática fechada dentro da própria cumunidade LGBT, Gabriela está a frente da Mina de HQ, que, aliás, merecer uma chance sua.
Germana Viana
Germana explora o erotismo e o interdito em seu trabalho ao que dá voz e mistura narrativas queer com um pouco de terror. Também tem na ficha uma adaptação de clássicos como “Razão e sensibilidade”, de Jane Austen. Confira seu Instagram.
Gilmar Machado
Autor de mais de doze livros, Gilmar Machado vem para a CCXP 2022 com seu mais novo projeto: “Brasil 2022 em Charges”. É laureado com o prêmio jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e Grand Prix Internacional De la Prèsse Etrangère. Confira seu Instagram.
Ilustralu
De volta a CCXP, Ilustralu ganhou o prêmio de Melhor Quadrinho pela primeira edição da CCXP Awards. A potiguar é especialista em retratar as pequenas coisas do cotidiano. Confira seu Instagram.
Isaac Santos
Mineiro, ilustrador e quadrinista, Isaac Santos é publicado pela editora Mino, com a obra SHIN, indicada ao HQ Mix. Seu futuro projeto, Yasuke, está a caminho, então fiquem de olho! Também integra o já mencionado projeto “Lado B”, com Eryk Souza. Confira seu Instagram.
Jefferson Costa
Por onde começar falando de Jefferson Costa? O quadrinista é autor de títulos como “Jeremias: Pele”, para a série Graphics MSP, “Roseira, Medalha, Engenho e outras histórias” e “La Dansarina”, todos multipremiados no HQMix e/ou Jabuti. Confira seu Instagram.
Jim Cheung
Cheung trabalhou por muitos anos para a Marvel, dos quais saíram alguns títulos entre os mais queridos dos fãs, incluindo “Infinity”, que foi base para a adaptação aos cinemas de “Guerra Infinita”. Confira seu Site Oficial.
Jim Starlin
E se estamos falando de Thanos, por que não o criador do personagem em pessoa? Jim Starlin é responsável por criar também Shang-Chi, Drax e Starfox, tendo trabalhado tanto para a Marvel quanto DC. Confira seu Instagram.
Laerte
Laerte! Um dos principais nomes (e ícones) do cartum brasileiro, ela é “A” referência para toda uma geração de chargistas que se inspiraram em seu trabalho. Laerte, que dispensa apresentações, estará na CCXP e você pode encontrá-la em seu site oficial/Instagram/Twitter.
Mark Waid
Tratando-se de quadrinhos, o assunto é Waid! Mark tem mais de 2000 títulos publicados em diversas editorias, incluindo Batman, Superman, Homem-Aranha, Vingadores, X-Men, Archie, Star Wars, Os Incríveis. Confira seu Twitter.
Paulo Moreira
Se você dá scroll todo dia pelo seu feed de redes sociais, é provável que tenha se deparado com o humor caótico de Paulo Moreira. O paraibano está lançando seu mais novo trabalho, “Bom Dia, Socorro”. Confira seu Instagram/Twitter.
Quinho
Atualmente trabalhando no jornal Estado de Minas, Quinho é um dos quadrinistas e chargistas mais conhecidos do país. Mineiro de Manhuaçu, dedica-se principalmente à sátira política, e seu traço é difícil de esquecer, uma vez reconhecido. Confira seu Instagram/Twitter.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.