Resenha: Pra Ser Sincero, de Humberto Gessinger

3 de novembro de 2017
3 Mins Read
165 Views

“Pra Ser Sincero – 123 variações sobre um mesmo tema”, mais que um nome de música, um livro surpreendente, não só pelo conteúdo, mas pelo autor, histórias e forma de narrativa.

Uma autobiografia do cantor Humberto Gessinger, narrando não só sua trajetória de vida, mas o início e caminhada da banda de rock pop Engenheiros do Hawaii. Publicado pela Editora Belas Letras em 2009, é seu segundo livro dos 5 já publicados pela Editora.

Difícil de falar é sobre autobiografia, já que este gênero literário pode conter uma mescla de egoísmo e cuidado com a própria imagem, fora que muitas das vezes pode conter histórias não verdadeiras ou até mesmo a omissão de certos fatos que mudam a visão do leitor para determinada ocasião, assim também, como bem sabemos, a visão que temos de nós mesmos nem sempre é o que realmente somos, porém ler uma autobiografia é conhecer histórias que só quem viveu sabe, sentimentos que só que passou saberá narrar, e isto já é o suficiente para redimir o autor de certas falhas de omissão.

“Somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter…”

E, por falar em citação, um dos pontos que mais chama atenção em toda a obra são as citações das letras de sua composição, meio que a dar uma explicação de onde surgiu a inspiração para determinada canção, tornando a leitura agradável e de fácil compreensão.

E, por falar em agradável, nada melhor do que ler mais de 150 páginas de prosa poética e filosófica, mesclando letras de músicas incríveis que te faz parar para cantar mentalmente cada uma delas e refletir sobre o que diz e a sua relação com a vida não só do autor, mas as nossas também!

E, por falar em vida, que vida a deste cantor e compositor, que ao longo das páginas se revela um bom escritor e pensador, contrário do que ele mesmo diz ao escrever: “(…) é um erro que cometi: tentar escrever certo. (…) Nem todo mundo pode ser gilchicaetano, juntar forma e conteúdo, correção política e gramatical.” É, realmente nem todo mundo pode ser gilchicaetano, mas aqui, este conseguiu alcançar tal feito!

E, por falar em tal feito, que bem feita a diagramação da obra, trazendo fotos incríveis de sua juventude, as capas dos discos e CDs, rascunhos de canções, capas de revistas e jornais onde saíram estampados, desenhos de sua autoria, fotos de seus instrumentos, trechos dos chats mensais que eram realizados e como não poderia deixar de ser, para enlouquecer qualquer fã, ou mesmo “não fã”, mais de 100 páginas com letras de músicas e algumas explicações sobre elas, não todas, mas o suficiente para entender muita coisa!

E, por falar em muita coisa, muita coisa fica sem os pingos nos “is” ao longo da narrativa, mas propositalmente, como podemos ler muitas vezes: “isso e aquilo foi bom, mas ruim, e bom…” ou o contrário: “isso e aquilo foi ruim, mas bom, e ruim…” quase a nos dizer: não toquemos neste assunto, para quê se aprofundar nisto, não é? Como é o caso das diversas mudanças na banda e o entra e sai de parceiros, sem muita explicação, ou como diz a música:

“A nossa trajetória não precisa explicação, e não tem explicação”.

Uma autobiografia não só para quem é fã, mas para quem gosta de música, poesia, filosofia e até mesmo história, mas esta com H maiúsculo mesmo!

Leitura que encanta e dá um gostinho de quero mais, dando ao leitor o desejo de consumir seus outros escritos, já que como Gessinger mesmo diz, escreveu com o coração:

“Escrevi com o coração e tentei não ser um cardiologista. Ignorei a proporcionalidade racional entre fatos importantes e irrelevantes. Se me estendi sobre bobagens e esqueci lances cruciais, deve haver algum motivo. Depende da distância, longe ou perto, dentro ou fora.”

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Sair da versão mobile