Nas últimas semanas do ano de 2021, rolou a primeira competição mundial de canto para drag queens, o “Queen of the Universe”. O programa, que contou com 6 episódios, mostrou 14 participantes de diversos países do mundo disputando pelo título de Rainha do Universo e $250,000 dólares (aproximadamente 1,4 milhão de reais). Esse texto possui spoilers da temporada!
Leia mais: 22 Maravilhas do Cinema LGBTQI+
O Programa
Apresentado por Graham Norton, “Queen of the Universe” também teve a presença do chamado “Painel de Juradas Divas Pop” composto por Leona Lewis, Vanessa Williams, Trixie Mattel e Michelle Visage.
As drags participantes eram julgadas por seu W.A.P., onde W significa “What they’re wearing” (O look que estão usando), A significa “All-Star Attitude” (Sua atitude de super estrelas) e P para suas performances.
O Cast
Falando nas participantes, no dia 10/11/2021, as queens foram anunciadas juntamente da data de estreia do programa, que aconteceu no dia 02/12/2021. Elas são:
- Ada Vox, EUA
- Aria B. Cassadine, EUA
- Betty Bitschlap, Dinamarca
- Chy’enne Valentino, EUA
- Gingzilla, Austrália
- Grag Queen, Brasil
- Jujubee, EUA
- La Voix, Inglaterra
- Leona Winter, França
- Matante Alex, Canadá
- Novaczar, EUA
- Rani Ko-HE-Nur, Índia
- Regina Voce, México
- Woowu, China
Paramount+ e a distribuição dos episódios
Antes de falar sobre os episódios em si, precisamos comentar sobre o lançamento dos episódios na Paramount+ Brasil. Enquanto a versão estadunidense da plataforma estreou com 2 episódios no dia 02/12/2021, a versão brasileira estreou o programa no dia 09/12/2021, uma semana depois, com somente 1 episódio.
Dessa forma, enquanto a final era lançada pela plataforma gringa no dia 30/12/2021, a final só será lançada na segunda semana de janeiro de 2022 (13/01), fato que causou revolta entre os espectadores brasileiros, pois muitos assinaram a plataforma com o intuito de assistir o programa simultaneamente com outros lugares do mundo. Dessa forma, enquanto estavam assistindo o quarto episódio da temporada, já rodavam spoilers (somente para nós) de quem já havia ganhado.
Então, dona Paramount+, vamos organizar a transmissão simultânea para futuros programas, viu?
Os episódios
“Queen of the Universe” foi dividido em 5 rounds que totalizaram 6 episódios.
Round 1 – This is Me
Dividido em 2 episódios, o Round 1 consistiu na apresentação das participantes para o público e para os jurados. Ao final do segundo episódio, acontece uma eliminação massiva de quase metade do cast. As eliminadas foram: Betty Bitschlap, Chy’enne Valentino, Jujubee, La Voix, Novaczar e Woowu. Porém, ao fim do episódio, as juradas deixam a entender que se arrependeram de eliminar uma das participantes.
Round 2 – Turn Back Time
O terceiro episódio da temporada pedia como desafio que trouxessem looks e performances de eras que tivessem um lugarzinho em seus corações. Variando dos anos 50 até os anos 90, as performances se desenrolam até a última da noite, onde descobrimos o retorno da queen La Voix. Então, a platéia no estúdio salva 6 participantes colocando 3 queens aptas para eliminação. Elas são: Leona Winter, Regina Voce e Matante Alex. Por fim, Matante Alex é eliminada.
Round 3 – Duets
No quarto episódio, as queens precisam se juntar em duplas e performar músicas originais com letras escritas por elas! As músicas temáticas são “Damn that Man”, “Girl Power”, “Friends Forever” e “Back Off, Bitch”. As eliminadas do episódio são Gingzilla, Regina Voce e Leona Winter.
Round 4 – Bad Girls
Episódio 5 e já estamos nas semifinais! Nesse episódio, as participantes foram pedidas para trazer à tona suas meninas malvadas com looks e performances dignos do tema. Após as performances, Grag Queen e Aria B. Cassadine são as primeiras finalistas confirmadas da temporada. Assim, fica na mão das juradas decidir entre Ada Vox, Rani Ko-HE-Nur e La Voix, quem ocupará a última vaga na final. Sem muito suspense dessa vez, a escolhida é Ada Vox.
Round 5 – Holi-Gay Finale
Chegamos na final! Nesse episódio as finalistas precisam apresentar 3 performances. A primeira em grupo para a música original “Drag Queen Holiday”, a segunda combinando com o tema festivo “Holi-Gay” e, por último, uma performance “Showstopper”. Após as apresentações, Aria B. Cassadine é eliminada e o Top 2 se forma. Após um último suspense, descobrimos que Grag Queen é a grande vencedora! O Brasil trazendo uma pra casa!
Considerações Finais
No geral, o programa é bom, leve e gostoso de assistir. Mesmo sendo um teste de formato e adaptação de público, a competição foi muito bem sucedida.
Infelizmente, “Queen of the Universe” sofre de um problema compreensível, porém presente. O tempo. A temporada por inteiro parece corrida e confusa sem motivos aparentes. Ainda sim, a quantidade de prós é maior que a de contras. Tranquilamente, um dos melhores lançamentos com Drag Queens do ano.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.