Qual a melhor música oficial do campeonato mundial da FIFA?
A Copa do Mundo está em curso, esse ano no Catar e em uma época do ano inédita, entre novembro e dezembro, e além do futebol, o mundial de seleções da FIFA tem seus temas musicais, que passaram a ser tradição a partir de 1990. Uns mais memoráveis, outros menos. Aqui vamos fazer um ranking, do pior ao melhor, das músicas oficiais de Copa. Confira abaixo
9. Tukoh Taka – Catar 2022
Gravada por Nicki Minaj, junto com o colombiano Maluma e a cantora libanesa Myriam Fares, essa música periga ser esquecida antes mesmo do fim do Mundial. Há ali uma tentativa de se repetir (sem sucesso, é claro) maneirismos de Waka Waka de Shakira. Elementos da música do oriente médio e uma representante da localidade podem até despertar algum interesse, mas tornar a música boa é outra conversa…
8. Boom – Japão/Coreia 2002
Fraquinha e esquecível, o tema da Copa em que o Brasil ganhou o Pentacampeonato (e seu último) foi defendido pela cantora Anastacia. Co-escrito e produzido por Glen Ballard, entrou também na edição especial do segundo álbum da cantora, Freak of Nature. Parece mais uma versão pálida e genérica de ‘Beautiful Stranger’ de Madonna, tema do filme Austin Powers: Um Agente Bond Cama.
7. We Are One (Ole Olá) – Brasil 2014
Era uma tarefa ingrata, é verdade. Suceder Waka Waka e não ficar empalidecida foi a missão do tema da Copa no Brasil (também conhecida como a Copa do 7 x 1). Mas devemos reconhecer que houve um esforço de Pit Bull, Jennifer Lopez e a nossa Cláudia Leitte com Olodum para tornar esse tema minimamente memorável. Só que com uma composição medíocre e apoiada em clichês como batida de samba, batida funk e a percussão forte como o do tema da Copa anterior não dava para ser brilhante.
Na época, criou-se a hashtag #voltawakawaka, para que a FIFA reincorporasse a música de Shakira como tema oficial também do mundial disputado no Brasil.
6. To Be Number One – Itália 1990
A música foi composta por Giorgio Moroder com letra de Tom Whitlock e teve bastante êxito nos países europeus. Essa versão em inglês com Georgio Moroder Project foi a que ficou mais famosa. Há ainda as versões em italiano (“Un’estate italiana“) e em espanhol (“Un verano italiano“). É um tema com revestimento do pop rock em voga na época naquela manjada estrutura de hino.
5. Gloryland – Estados Unidos 1994
Segue o estilo de hino, semelhante ao da copa anterior. O tema do Mundial do Treta brasileiro foi performado por Daryl Hall junto com Sounds of Blackness.
4. Live It Up – Rússia 2018
A Copa passada teve um tema que passou meio batido, e injustamente. Nada genial, mas a música de Nicky Jam, Will Smith e Era Istrefi cumpriu com a proposta do que um tema de Copa deve ser: animado, embalar a torcida antes do jogo nos estádios. Live It Up pode não ser o mais legal, mais é bastante funcional.
3. The Time of Our Lives – Alemanha 2006
O quarteto vocal Il Divo e a cantora americana Toni Braxton entraram em ação para gravar esse belo tema, que até cai no clichê de músicas para competições esportivas, mas não se pode negar que ficou bonito. Muito do mérito se deve às vozes impecáveis, é verdade.
2. La Copa de La Vida – França 1998
O ex-Menudo Ricky Martin estava no auge da popularidade internacional por causa do hit ‘Living La Vida Loca’. Nessa época a FIFA já estava priorizando estrelas de peso da música pop e não necessariamente naturais do país sede. Martin defendeu esse tema em espanhol e em inglês, que já era empolgante, e com sua imagem atribuída se tornou um hit do qual não dá para dissociar do mundial da França.
1. Waka Waka (This Time For Africa) – África do Sul 2010
É campeã! É campeã! Como se lembrar da Copa de 2010 sem vir à mente o refrão na voz da colombiana Shakira Tsamina mina eh eh/Waka Waka eh eh/Tsamina mina zangalewa/This time for Africa. Escrito, composto e produzido pela cantora e John Hill, tem a clássica estrutura de um tema de Copa na letra e na estrutura, mas feito da forma mais contagiante até hoje. Tanto que nos mundiais seguintes (inclusive no que está em curso) a música continuou sendo executada nos estádios.
O refrão e a palavra “Zangaléwa” (assim como Waka Waka), são apropriações da música homônima de 1986 gravada pela banda camaronense Golden Sounds, que além de sucesso na África, foi hit na Colômbia natal de Shakira.
Mas também houve polêmica. Os africanos achavam que uma cantora africana que deveria ter cantado o tema. Além disso, surgiu uma acusação de plágio por Shakira do riff de “The Negro Can not”, do músico dominicano WiIlfrido Vargas. Mas posteriormente o próprio Vargas negou.
Foi durante a gravação do clipe que Shakira conheceu o jogador da seleção espanhola (que viria a ser a campeã) Gerard Piqué, com quem se casaria e teria dois filhos.
No presente momento Waka Waka tem 3.3 bilhões de views no YouTube. Algumas dessas se deram nos últimos dias, já que com o início do Mundial a audiência do vídeo ganhou um boost.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Amei a matéria!
Puxa, fico feliz que você tenha gostado, Jandiara 🙂
Puxa, fico feliz que você tenha gostado, Jandiara 🙂