Praias para se despedir

Chegou a hora de conhecer a região mais deliciosa e bombada de Portugal: as praias do Algarve. A região fica ao sul de Portugal e coincide com o distrito de Faro. É a área turística mais famosa em Portugal e que atrai europeus de todos os países. Famosa por seu inverno ameno e curto, com um longo e intenso verão, a região é composta por praias de tirar o fôlego por dentre todas as cidades que a compõe. O grande atrativo em muitas das praias são as formações rochosas, chamadas falésias, que deixam a natureza ali ainda mais bela. Além, claro, da água muito limpa e clima agradável para os turistas.As praias dificilmente são cheias demais.

Faro, a capital da região é famosa também por ser sede da Universidade do Algarve, onde concentra um público jovem muito grande e que deixa a região ainda mais animada. No Algarve também está localizada Sagres, da qual já falamos aqui no Trilhando. Outra cidade importante é Portimão, onde situa-se a tranquila Praia da Rocha.

Praia não muito extensa, e muito agradável, o que pode desanimar um pouco são as escadarias até que pisemos na areia da praia. Mas acostume-se, a maioria das praias da região são assim; particularidade essa que nos dá vistas estonteantes logo que vemos o panorama de cada praia.

12377825_239220539757843_8968810901517682251_o

Há também a cidade de Tavira, onde a praia é chamada de Ilha, pois chegamos até ali transportados por um pequeno trem por um trajeto curto, mas delicioso. E agora… Lagos! Sem dúvida a melhor cidade do Algarve, com praias incríveis e diversão de todos os tipos. Lagos atrai muitos turistas, principalmente o público jovem, onde muitos dizem que ali está a “Ibiza” de Portugal.

Foto: Praia do Camilo – Lagos
Foto: Praia do Camilo – Lagos

Lagos tem uma quantidade enorme de praias e em algumas só se pode chegar por mar. Uma dica imperdível é fazer um passeio de Kayak. Quando fui (junho de 2015) o valor era por volta de 25€ e o passeio pode ser comprado em lojas no centro da cidade que ficam abertas até a noite, ou direto na Praia da Batata, onde o passeio se inicia. Além de uma visão privilegiada das praias e falésias, o passeio de Kayak nos leva a conhecer lugares inimagináveis. Os guias nos conduzem até grutas escondidas por entre os paredões rochosos.

12440239_239220633091167_3746591554127805356_o

E paramos também em pequenas praias que não se chega por terra, onde se têm a opção de fazer um mergulho antes de retornar ao forte de onde saímos. Na ida, remamos os kayaks e na volta um barco é encarregado de puxar todos. Ambas as opções são deliciosas para desfrutar dessa aventura.

12890986_239220576424506_4417770149021231066_o

E durante a noite, Lagos é super badalada. Bares por todos os cantos e até as lojas de artesanato local ficam abertas. Uma ótima opção para saborear drinks diferentes é o bar 5enses, bem no centro de Lagos. Com música e ambiente bastante agradáveis. A cidade tem ainda um toque especial por conta dos grafites espalhados pelos caminhos

12901370_239220606424503_8471063033822979964_o

O Algarve tem pequenas vilas onde encontramos praias fantásticas, como é o caso de Lago, onde fica a Praia da Marinha.

Foto; Praia da Marinha.
Foto; Praia da Marinha.

O interessante de ter as praias em maio aos paredões rochosos é que volta e meia existe uma outra praia escondida. Logo ao lado da Praia da Marinha, por exemplo, encontramos uma entrada de um túnel, Que nos leva diretamente à uma nova praia, pequena e aconchegante.

12901074_239220696424494_1668725425214965578_o

 

Já no caso da Praia de Benajil a aventura é um pouco maior. Ao chegar na praia encontramos um espaço agradável, mas sem muitos diferenciais. Estávamos mesmo à procura da Gruta de Benajil, que sempre víamos fotos na internet. Mas a Gruta, segundo os locais, só era acessível pelo mar, então teríamos que alugar Kayaks ou Barcos.

Foto: Praia de Benajil
Foto: Praia de Benajil

Mas a grande surpresa foi quando decidimos nadar até a ponta do paredão lateral esquerdo que encerrava a praia. (Anotem essa dica!) Logo depois de ultrapassá-lo, pudemos visualizar a famosa gruta. Não precisamos nadar muito, e foi uma descoberta incrível.

Foto: A foto foi retirada da internet. Como cheguei até ali nadando, não consegui levar minha câmera. (fonte: wikimedia)
Foto: A foto foi retirada da internet. Como cheguei até ali nadando, não consegui levar minha câmera. (fonte: wikimedia)

É algo inexplicável estar nessa gruta. Um dos lugares mais incríveis que já vi, e o mais legal foi ter descoberto isso por acaso, aventurando-me com minhas amigas mar afora. O lugar tem o nome de “Algar da Praia de Benajil”.

Esse é o Algarve de lindas praias e cidades encantadoras.
Existe ainda uma opção pra lá de divertida. É no Algarve que situa-se o incrível parque aquático chamado Slide&Splash.

Foto: Esse mundo de gente, é devido à uma festa de intercambistas que ocorreu no parque.
Foto: Esse mundo de gente, é devido à uma festa de intercambistas que ocorreu no parque.

O Parque tem as mais diversas atrações e brinquedos aquáticos e ainda interessantes apresentações com aves de rapina.
Definitivamente, o Algarve é o “point” do verão de Portugal!
E é com essa maravilha de lugar que encerramos nosso Trilhando por terras Portuguesas. Como dizem meus amigos portugueses: “Até loguinho!”
E a próxima parada é… ESPANHA! 😀

Por Letícia Vilela


Apoia-se

Show Full Content
Previous Crítica: Casamento Grego 2
Next Crítica: Batman vs Superman – A origem da Justiça

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close
CLOSE
CLOSE