Chocolates a vontade!

Óbidos é uma das vilas mais lindas e preservadas de Portugal, possui algumas das características comuns, mas que tanto amamos nessas pequenas cidades: é toda branca, e cercada por muralhas. Posso dizer que ela é, verdadeiramente, um amor de cidade. Super acolhedora e com muitas coisas interessantes para se ver, mesmo que em apenas um dia como fiz, ela nos recebe toda enfeitada e com colorida por entre suas casas brancas.

Visitei a vila na ocasião da Feira Internacional de Chocolates de Óbidos que costuma acontecer entre os meses de março e abril e deixa toda a cidade movimentada pela curiosidade dos turistas. Afinal, unir chocolate a um bom lugar para passear não é nada mal. A feira acontece em um local próprio para eventos, do lado de fora das muralhas, mas ainda assim bem perto da vila histórica. A cidade, como de costume, passa da fronteira das muralhas e tem cerca de 2.200 habitantes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

E é para deixar qualquer um louco: Chocolates de todos os tipos e nas mais diversas opções. Uma grande tradição é beber a famosa Ginja (ou Ginjinha) de Óbidos. A bebida é um licor de cor escura, adocicada e bem saborosa. O costume é bebê-la em um copo de chocolate, que você come depois. Mas se você não for à Óbidos durante a Feira, não se preocupe, a Ginjinha servida no copo de chocolate é vendida em toda parte da cidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A cidade encanta pelo charme e carinho notável com que os cidadãos a tratam. Tudo ali é repleto de detalhes que nos deixam apaixonados ao caminhar por entre as estreitas ruas de pedra. As principais ruas dentro das muralhas funcionam basicamente para atender aos turistas, com muitas lojas de artesanato local, restaurantes, e também lojas para se comprar uma Ginja de recordação.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em dezembro de 2015, Óbidos foi considerada pela UNESCO como Cidade Literária (parte do programa Rede de Cidades Criativas). E isso fica implícito em suas tradições e também com o deslumbre de uma livraria fantástica, onde as caixas de fruta viraram estante, situada na rua principal dentro das muralhas. Há também uma livraria dentro das instalações do que fora uma Igreja.

Gostaram de saber sobre essa vila? Pois o mais incrível de Óbidos ainda está por vir: Caminhar sobre as muralhas! Diferente das muitas cidades cercadas por muralhas em Portugal, Óbidos tem a estrutura de sua muralha toda conservada, ou seja, a cidade é toda fechada pelos grandes muros de pedras. Até mesmo sua entrada é um portão, onde se tem a sensação de adentrar um mundo épico. Assim, existem escadaria por onde os turistas são convidados à chegarem na parte mais alta das muralhas e percorrer toda a cidade de um ponto de vista bastante atraente. Mas deixo aqui uma dica: Cuidado e prepare-se. Se for à Óbidos e quiser percorrer as muralhas vá com sapatos adequados, pois as pedras, que estão ali há muito tempo, já estão bem escorregadias. No mais, aproveite essa oportunidade emocionante!

Até o próximo, ainda por Portugal.

Por Letícia Vilela