O Encanto da Cidade

Hora de falar de uma das cidades mais lindas e encantadoras de Portugal, no qual arrisco a classificar como minha favorita: Porto. Que os lisboetas não me ouçam, afinal há uma pequena “rixa” entre as duas cidades. A terra do famoso vinho tem um colorido especial que conquista quem quer que seja e transmite uma alegria que até mesmo os dias chuvosos, costumeiros nessa região nortenha do país, são incapazes de abalar.

Tudo na cidade do Porto gira basicamente ao redor do centro da cidade e podemos fazer nossos roteiros caminhando, mês, mesmo que o metrô da cidade também seja uma excelente opção. No quesito hospedagem, Porto ganha mais um ponto com um dos melhores Hostels que já fiquei: o Tattva Design Hostel, bem perto da Catedral da Sé e da famosa estação ferroviária São Bento. Da catedral temos uma linda vista da cidade e também do Cais da Ribeira, aonde chegaremos daqui a pouco.

O tempo no Porto é mesmo difícil, mas nem esse céu escuro consegue deixar a foto feia.

Saindo da Catedral, nos dirigimos para a Praça da Liberdade onde passa a Avenida da Liberdade. Ali temos mais um deslumbre da riqueza arquitetônica e podemos aproveitar para fazer um lanche nos largos em seu entorno.

Falando em lanche não posso deixar de citar o histórico “Café Majestic”. Situado na Rua Santa Catarina – principal rua de comércio da cidade, com as mais diversas marcas e lojas – é um marco da “Bélle Époque” da cidade. Ali perto temos a Torre dos Clérigos, onde você pode subir e ter uma vista do centro da cidade, ao lado da Torre começamos nosso caminho para as Margens do Rio Douro. É aquela velha história de que “pra descer todo santo ajuda”, mas até mesmo subir aquelas ladeiras é agradável depois do que vivemos no Cais da Ribera, um dos lugares mais mágicos da cidade, onde temos uma visualização completa das cores e encantos da cidade do porto.

Perto dele funciona uma feirinha de artesanatos e é um espaço repleto de restaurantes onde se come muito bem e por um preço super acessível. Durante noite, os músicos de rua e as luzes do Cais dão um toque ainda mais especial à esse local, que conta ainda com a Ponte de Dona Maria Pia, obra de Gustave Eiffel, o mesmo da torre de Paris!

A programação às margens do rio Douro não para por aí. Do outro lado do rio temos Adegas de vinho de Porto, onde podemos visitar e degustar os diversos tipos de vinhos. Uma curiosidade sobre o vinho é que ele é produzido em uma região pouco acima da cidade e mesmo às margens do Douro, por ser comercializado no Porto, ganhou o nome tão famoso de “Vinho do Porto”. Uma adega que visitei e tive excelente recepção e apresentação de toda a história e processo de fabricação da bebida é a CALEM.

Opções de turismo um pouco mais afastadas do centro da cidade, mas que valem a pena são conhecer o Palácio de Cristal e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves. O segundo é o museu de arte contemporânea mais importante de Portugal e foi projetado pelo famoso arquiteto português Álvaro Siza Vieira. Ele faz parte da fundação Serralves e além de apreciar obras de arte, você ainda pode fazer um agradável passeio pelos jardins de beleza única do local. Já o Palácio de Cristal é na verdade um estádio onde acontecem diversos eventos, mas tem também um lindo jardim em seu entorno.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Falando em resultados das noitadas, a noite do Porto é super animada. O ponto que mais atrai os jovens da cidade é um largo que fica bem próximo ao prédio principal da Universidade do Porto, onde há diversos bares e com preços bem acessíveis. Você ainda pode viver uma “experiência-de-quase-morte” (ok, estou sendo dramática, mas digamos que beber ali foi “pesado”) no famoso bar de nome “Pinguim”. O Pinguim fica na descida para o Cais da Ribeira, partindo da Torre dos Clérigos e ali são servidos os mais criativos e loucos drinks criados pelo próprio dono do bar, que é uma figura singular e divertida.

O Porto me encanta! É a frase que mais digo sobre essa cidade. Que esse encanto tenha surtido efeito também em vocês e que tenham a oportunidade de visitar essa cidade única. Até semana que vem com um pouquinho de neve… Serra da Estrela, aí vamos nós!

 

Por Letícia Vilela


Apoia-se

Show Full Content
Previous Crítica: Os Oito Odiados
Next As renovadas & as canceladas

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close
CLOSE
CLOSE