9 de dezembro de 2019

A “casa” de Cervantes

O trilhando de hoje é mais uma opção para quem está em Madrid. Afinal, assim como Segóvia (link), Toledo fica à meia hora da Capital e toda a cidade pode ser visitada em um dia. A cidade é bem grande, mas o que interessa aos turistas é conhecer a cidade antiga, que se ergue no topo de uma montanha, cercada pelas curvas do Rio Tajo.

FOTO 1
Sobre o Rio Tajo, a Ponte de San Martín, que dá acesso à cidade histórica de Toledo. Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação.

Ao chegarmos  na cidade já percebemos uma grandiosa obra arquitetônica que se destaca bem no topo da cidade. Trata-se do palácio fortificado sobre rochas denominado Alcázar de Toledo.

FOTO 2
Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação.

O prédio, que já teve diversas funções ao longo da história – inclusive como residência oficial dos Reis da Espanha -, abriga atualmente a Biblioteca de Castilla-La Mancha e o Museu do Exército.  Os turistas tem a oportunidade de subir até o topo de uma de suas torres, de onde é possível ver grande parte da cidade de forma surpreendente.

FOTO 3
Parte da cidade de Toledo vista a partir da torre do Real Alcázar. Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação.

A Plaza Mayor é onde irá encontrar cafés e restaurantes e também o ponto de informações turísticas, onde poderá pegar um mapa da cidade. São muitas ruas e vielas que podem te confundir, além de que o mapa facilitará que encontre os pontos turísticos.

FOTO 4
Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação.

Como de costume nessas cidades espanholes, Toledo também tem uma “judería”, um bairro onde habitavam os judeus e que apresenta uma arquitetura diferente e encantadora. Ali também existem a Sinagoga Del Tránsito e a Sinagoga de Santa María la Blanca.

FOTO 5
Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação.

Um importante ponto turístico da cidade é o Mosteiro de San Juan de los Reyes. É uma das mais importantes obras do estilo Gótico Isabelino na Espanha. É um monumento que celebra as conquistas dos Reis Católicos e seu programa político. O interior do Mosteiro é inacreditável. Uma construção única e repleta de detalhes.

page
Fotos: Arquivo Pessoal/Divulgação.

Toledo explora muito a literatura de Cervantes e sua lojas de souvenires são repletas de  imagens de Dom Quixote. Além disso, muitos objetos relacionados a cultura de espadas e armaduras, pois o aço de Toledo, conhecido por ser incrivelmente duro e tecnologicamente avançado, era utilizado desde cerca de 500 a.C. E as espadas e armaduras provenientes dessa região sempre foram consideradas da mais alta qualidade. Não por acaso, Cervantes descreveu Toledo como a “glória da Espanha” e um passeio por essa cidade nos faz entender muito bem o que esse grande escritor viu ali.

Espero que tenham aproveitado esse momento por Toledo.

Por Letícia Vilela

Show Full Content
Previous O Jogo que Virou Filme – Angry Birds
Next Crítica: Angry Birds – O filme

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Gafes na internet: Quando o crush comete erros de Português!

19 de março de 2017
Close