Potsdam é uma ótima opção de bate e volta para quem está em Berlim. A cidade é conhecida por abrigar as residências dos reis da Prússia. Com palácios deslumbrantes e uma arquitetura singular, a cidade encanta pela sua riqueza e detalhes.

De Berlim até Potsdam a viagem de trem dura por volta de 40 minutos. Os trens partem com frequência e podem ser tomados nas estações Alexanderplatz ou Berlin Hauptbahnhof.
img_0492
Quando visitei Potsdam o tempo estava chuvoso e optei por um modo de passeio muito prático e que indico: são os ônibus de turismo que ficam logo na saída da estação. O valor é entre 5 e 10 euros (dependendo do dia da semana e movimento turístico) e ele passa pelos principais pontos da cidade contando-nos tudo sobre a sua história e construções por meio de áudios que escutamos com fones de ouvido (e não se preocupe, existem áudios em português!). Essa opção é super aconselhável não só para dias chuvosos, mas para que o passeio fique menos cansativo e você veja o máximo de atrações possíveis. Os ônibus param em todos os pontos de que falam e você pode descer em qualquer um deles, dar um passeio, e depois tomar outro ônibus da mesma empresa, tudo está incluído no que você paga no início e os ônibus passam a cada meia hora.

Potsdam conta muitas histórias e as preserva de forma super cuidadosa através de suas paisagens. Um dos castelos mais interessantes de conhecer foi o Castelo de Cecilienhof (Schloss Cecilienhof) onde ocorreu a Conferência de Potsdam em 1945, após a segunda guerra mundial.
img_0504

img_0516

Outro importante monumento é o palácio de Frederico – O Grande (Schloss Sanssouci) que além de uma arquitetura super detalhista e pomposa, conta com jardins magníficos.

img_0542

img_0540

img_0541

Há castelos que ficam ilhados no meio de lagos gigantes, bairros onde a noite é mais animada e até mesmo um bairro holandês. Este bairro surgiu quando, para expansão da cidade, era necessário drenar os pântanos que ali existiam e falava-se que ninguém entendia mais de construções assim que os holandeses.

Além disso, por ser bem ao lado da capital, mas ter ares tranquilos de uma cidade menor (porém muito desenvolvida), Potsdam é a preferida de muitos artistas e figuras famosas da Alemanha, as quais elegem a cidade para viver.

img_0489

img_0488

Sei que sempre falo isso, mas essa sem dúvida é uma das cidades que mais gostei de conhecer. É diferente de qualquer outro lugar que já vi, de uma beleza inigualável que se estende por toda a cidade. Uma vez que estejam pela Alemanha, não se esqueçam dessa opção super agradável de passeio que pode ser feito em um dia só!

Por Letícia Vilela


Apoia-se

Show Full Content
Previous 15X a Palavra NÃO Mágica!
Next Meu amor de verão com o Norte

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close