Despedida da Andaluzia
Sevilha vem fechar com chave de ouro nosso passeio por essa região mágica da Espanha. A cidade, que é a quarta maior do país, é famosa por seus pontos turísticos únicos, sua história, obras arquitetônicas de diversas épocas, a vida universitária e muita cultura.
Para hospedagem, uma excelente opção é o Grand Luxe Hostel, que é bem central, ao lado da Catedral e das ruas onde a noite é mais animada na cidade, repletas de bares e restaurantes. Na cidade faz-se tudo caminhando. Mesmo que um ponto turístico fique um pouco afastado do outro, perder a oportunidade de admirar essa cidade caminhando por entre suas obras arquitetônicas e os pés de laranja – sim, há laranjeiras por toda a cidade e é um charme! – seria loucura.
A Catedral de Santa Maria da Sede ou Catedral de Sevilha, é a maior da Espanha e uma das maiores do mundo. Foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1987. De estilo gótico, sua construção iniciou-se no início do século de XV.

Bem próximo à Catedral fica a entrada para Os Reales Alcázares de Sevilla, um complexo de palácios composto por edifícios de diferentes épocas. Mais um exemplo da arquitetura árabe, o complexo lembra muitas vezes o Alhambra.

Com salas muito interessantes, como uma onde os espanhóis planejavam as grandes navegações, passa-se meio dia ali facilmente. Existem ainda magníficos jardins. Inclusive, ali foi a locação utilizada no seriado Game of Thrones para o “Highgarden”.

Um dos lugares mais incríveis de Sevilha – e de toda a Europa, arrisco dizer – é a Plaza de Espanha. Projetada pelo arquiteto sevilhano Aníbal González, sua construção iniciou-se no ano de 1914.

Sua grandiosidade faz-nos ficar abismados. A construção é um formato semicircular, apresenta em sua estrutura decorações que mencionam todas as províncias da Espanha em azulejos e seus muros estão decorados com bustos de espanhóis ilustres. Há ainda um lago que segue sua estrutura, onde se pode alugar um barco para aproveitar mais o passeio e admirar a construção.

Outro ponto muito famoso na cidade é a Torre Del Oro, que foi erguida para vigilância e evitar possíveis invasões pelo rio Guadalquivir, onde a torre fica às suas margens. Mais tarde, serviu como prisão e atualmente abriga um museu naval.


Para encerrar esse tour que abusa das grandiosas construções da cidade, passando por sua história, chegamos à uma das mais incríveis obras da arquitetura contemporânea: o Metropol Parasol.

Situado na Praça La Encarnación, na zona antiga de Sevilha, teve sua construção finalizada em 2011. Desenhado pelo arquiteto alemão Jürgen Mayer-Hermann, a obra tem 150m x 70m e uma altura aproximada de 26 metros e é a maior estrutura de madeira do mundo. Há ainda nele, terraços panorâmicos abertos ao público (existe até um restaurante ali), para deixar a vista da cidade ainda melhor.
Sem dúvida Sevilha tornou-se uma de minhas cidades favoritas. Espero que tenham gostado tanto quanto eu!
Por Letícia Vilela
Comments