No dia 21 de junho, começou a estação em que as roupas quentinhas e, segundo algumas pessoas, mais chiques e elegantes, saem do armário para serem usadas. Como tem menos de uma semana que esse clima, frio e propício a querer ficar embaixo das cobertas, chegou, nada melhor que falar de um evento certo de fazer com que as pessoas saiam de casa: O Festival de Inverno de Campos do Jordão, no estado de São Paulo, que ocorrerá no mês inteiro de julho.

Idealizado no ano de 1970 e inaugurado em 1979, pelo secretário estadual da Fazenda, Dr. Luis Arrobas Martins, o evento é considerado o maior festival de música clássica do país. A ideia foi inspirada no Festival de Tanglewood, em Massachusetts, nos Estados Unidos. A partir dessa data, mesmo que com algumas modificações aqui e ali, acontece todos os anos no Auditório Claudio Santoro, com atrações pagas.

Desde 2012, o Festival está sob a direção da Unicamp e Fundação OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Contando com diversas atrações importantes de orquestras e grupos, o Festival pode se alastrar em outros teatros e espaços da cidade, como a Sala São Paulo, Palácio Boa Vista e Igrejas Santa Teresinha e São Benedito.

Ao longo dos anos, figuras ilustres como Luiza Possi, Ana Carolina e Hermeto Paschoal participaram do evento. Existe, inclusive, um boato de que houve uma tentativa de trazer o cantor Andrea Bocelli no ano de 2016, mas nenhuma notícia concreta foi confirmada.

Contudo, por mais que a festividade seja celebrada por nativos e estrangeiros, a cidade Campos do Jordão há mais lugares a serem desvendados. Sendo assim, aproveite o grande evento para conhecer vários pontos únicos e cobertos de histórias para serem contadas e vividas.

Por mais que pareça uma brincadeira, existe um shopping no bairro de Capivari, chamado Market Plaza, que só abre uma vez ao ano e é, justamente, na mesma época do festival. Além de shoppings, o principal bairro de Campos do Jordão contém várias galerias charmosas e aconchegantes – mesmo com algumas sendo ao ar livre -, como se não estivéssemos no Brasil.

Contudo, não há itens para compras só em conglomerados, não. Perto da Praça Capivari, onde se localiza um dos palcos do festival, há uma rua cheia de comércios de rua, como a Pastelaria do Maluf, em que você se assusta com o tamanho do pastel – que, possivelmente, não vai caber na sua mão, caso ela não seja gigante – e a loja de roupas feminina Lunik, com um preço mais caro, mas com uma coleção bem quentinha e estilosa. Ainda perto da praça, há uma espécie de galeria, que, facilmente, se passaria pelo beco da história de Harry Potter com lojas de vinhos, chocolates e queijos.

Restaurante Baden Baden, em Capivari

Agora, continuando a utilizar o centro de Capivari como referência, na rua Djalma Forjaz, há uma escolha quase que infinita de restaurantes e bares aos quais é possível passar uma noite agradável, bebendo um vinho ou a famosa Baden Baden, no próprio restaurante da marca. No entanto, é preciso ter muito foco e determinação, pois, faltando uma organização, claramente uma boa parte das pessoas irá se perder nas inúmeras galerias que, aparentemente, do lado de fora, são pequenas, mas, lá dentro, é viável permanecer por horas, provando desde chocolates que nunca passaram pela sua cabeça de existir, como cachecóis coloridos e casacos de lã.

Caso a sua opção seja se afastar um pouco do centro gastronômico, uma alternativa perfeita seria o restaurante Krokodillo, temático – como o nome já entrega –, além de ter mais de uma filial, dependendo da sua localização. Entretanto, o grande xodó dentre eles é o número 1, que fica na avenida Sen. Roberto Simonsen, também em Capivari, pela sua vista espetacular da serra.

Outra dica importantíssima é a de que, como à noite o frio é mais que certo, após escutar e aproveitar o festival, há uma grande variedade de restaurantes com sopas – com embalagens de viagem, logo, saboreá-las no hotel é uma opção – e fondues, salgados e doces.

Nitidamente, Campos do Jordão é uma ótima escolha para curtir a estação, com muita música, comidas gostosas e compras. Para um melhor detalhamento da programação dos espetáculos, acesse o site do evento.