zoom it

O olhar abstrato de um astronauta

O mundo todo acompanhou, no final de fevereiro desse ano e início de março, o retorno à terra do astronauta americano Scott Kelly e o cosmonauta russo Mikhail Kornienko. Muitos foram às lágrimas, principalmente os familiares do mesmo que passou 340 dias no espaço. Porém, nem todos tiveram acesso as elogiadas fotos que Kelly tirou durante sua “estadia” em ambiente espacial.

55be1cb8c461889c1f8b45be

O triunfante feito do #YearInSpace, além de gerar importantes pesquisas para o mundo, teve seus momentos rotineiros e um tanto quanto estranho para meros “mortais” (leia-se: pessoas que não trabalham para Nasa). A audaciosa missão contabilizou 5.000 viagens em torno da Terra e cerca de 200 litros de água potável feitos de suor reciclado e urina. Mas, tudo isso em prol das futuras melhorias para o mundo que somente um trabalho como esse pode gerar. Entretanto, outro feito que ficará marcado na memória de muita gente, são as maravilhosas fotografias feitas pelo astronauta e compartilhadas por redes sociais.

No final do dia, a exploração espacial é tudo sobre a experiência humana. Scott não só compartilhou sua jornada com o mundo, mas ele também se envolveu com o público.

John Yembrick, NASA – gerente de mídias sociais

A 400 quilômetros (249 milhas) acima da superfície da terra, utilizando uma câmera fotográfica Nikon D4 e uma lente comumente usada para registrar eventos esportivos, Kelly tirou centenas de fotografias lindamente abstratas de acidentes geográficos e vias navegáveis do nosso planeta. O resultado, foi tão impressionante que a própria National Geographic se manifestou.

As fotografias de Kelly são surpreendentes e incrivelmente artísticas. É difícil acreditar que eles foram feitos por um astronauta e não um fotógrafo profissional. Tenho certeza que cada fotógrafo na Terra está morrendo de ciúmes desses ângulos.

Patrick Witty, vice-diretor de fotografia da National Geographic

Kelly conseguiu capturar muito mais que imagens, ele alcançou sonhos ao disparar sua máquina e transformar o simples em algo extraordinário. Em homenagem ao trabalho de Scott Kelly, seja como astronauta profissional ou o seu hobby a partir da fotografia, separamos uma galeria com 15 belas imagens feitas por ele.

Screen Shot 2016-03-02 at 3.00.06 AM

clique na imagem para ir para galeria Zoom it.

Daniel Gravelli é um brazuca que parle français e roda uns filmes por aí. Apaixonado pelo universo da escrita, tem um caso com o teatro e morre de amores pelo cinema. Fotógrafo e crítico nas horas vagas, gosta de cozinhar, apreciar um bom vinho e trocar ideias interessantes.