O berço da civilização

Que tal passear pela origem da civilização ocidental sem precisar viajar à Grécia? Isso pode soar estranho, mas é perfeitamente possível conhecer toda essa história apenas indo a Campo Grande, mais precisamente ao Park Shopping. É lá que está acontecendo a mostra gratuita “Legados da Grécia”, uma exposição que convida o visitante a uma verdadeira viagem no tempo. A mostra percorre os quatro mil anos de história da cultura grega.

As peças estarão distribuídas nos pisos L1 e L2. Uma delas é uma maquete do Partenon, o mais célebre dos templos gregos, com 1,80m de comprimento e reproduzida nas cores originais do monumento. Já alguns dos principais personagens da história e mitologia grega, como Vênus de Milo, Hércules e Prometeu, estão presentes em réplicas de estátuas de tamanho natural, tal como podem ser apreciados nos principais museus do mundo. Os doze deuses do Olimpo também podem ser vistos pelos corredores do shopping, assim como uma réplica do famoso “presente grego”*, o Cavalo de Troia, com 5 metros de altura.

*A origem do termo se refere ao recebimento de algum presente ou dádiva que traz prejuízo ou não acontece beneficamente, como era para ser. Surgiu a partir da famosa Guerra de Tróia. Nessa guerra, um cavalo de madeira foi deixado junto aos muros de Tróia pelos Gregos, supostamente como um presente. Os troianos levaram o cavalo para dentro de seus muros, acreditando que o suposto presente era uma rendição. No entanto, dentro do cavalo se encontravam vários soldados gregos. Durante a noite, após os troianos terem se embebedado e a maioria já estar dormindo, os gregos abriram os portões para que todo o exército entrasse e destruísse a cidade completamente. Daí a expressão “presente de grego”

Entre os demais destaques estão o labirinto do Minotauro, o Oráculo de Delfos e um espaço especialmente destinado a contar a origem dos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

Um dos pontos altos de “Legados da Grécia” é a interatividade. No Oráculo de Delfos, por exemplo, a pitonisa, como eram chamadas as sacerdotisas de Apolo, fornece mensagens de otimismo aos visitantes, através de um aplicativo especialmente desenvolvido para a exposição. Vídeos com diferentes conteúdos para quem pretende se aprofundar um pouco mais no assunto também são exibidos no espaço, além de diversos documentários do History Channel. Há ainda um espaço sensorial, pensado para que pessoas com deficiência visual possam tocar nas diferentes texturas de frisos e frontões do Partenon, com informações em Braile.

Apesar de pensarmos nos gregos apenas no campo da filosofia, sua importância vai além, passando pela medicina, esportes, ciência e outras áreas de nossa cultura.

Até 14 de fevereiro os visitantes vão poder conhecer e apreciar mais de 150 artefatos e esculturas inspirados em objetos que hoje se encontram nos principais museus do mundo. A mostra foi desenvolvida com exclusividade pela Aloha Eventos em parceria com o Grupo Multiplan e deve percorrer outras cidades brasileiras nos próximos meses.

[divider]Serviço[/divider]

Período: 08/01 a 14/02
Horário: visitação no horário de funcionamento do Shopping, de segunda a sábado das 11h às 23h e aos domingos das 13h às 21h.
Endereço: Estrada do Monteiro, 1.200 – Campo Grande/RJ
Ingressos: Gratuito

Por: Rodrigo Zingano


Apoia-se

Show Full Content
Previous “Reza a Lenda” abre o olho do mercado cinematográfico brasileiro
Next A rica literatura brasileira

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close
CLOSE
CLOSE