Sabe aquele “momento decisivo”?  O beijo dos noivos, o contato das mãos no rosto, aquele sorriso de uma criança, a lágrima que desce em frações de segundos, a composição impecável criando uma simetria entre os dois lados do enquadramento e entre outras coisas referentes ao trabalho exclusivo do fotógrafo?

1

Então: Tudo pode ser perdido em apenas um segundo.

Esta é a realidade com a qual muitos fotógrafos de eventos precisam lidar frequentemente. Além de todo o profissionalismo, conhecimento, habilidade e talentos envolvidos na difícil tarefa de registrar momentos tão ímpares e fugazes, ainda cabe ao fotógrafo lidar com a invasão de câmeras compactas e celulares.

1-5

Depois de perder o momento único do beijo dos noivos, por conta da “invasão” de um celular na foto, o fotógrafo Joel H. Garcia, residente nas Filipinas, desabafou nas redes sociais: “Alguns momentos são muito breves e quando um convidado entra no caminho, eu fico muito triste, pois as pessoas não percebem o que estão fazendo”.

A imagem logo viralizou, reacendendo a discussão sobre o excesso do uso dos celulares em eventos e uso indevido desses aparelhos.

1-2

Diferente do convidado, o fotógrafo será cobrado por aquela imagem. Ele tem a responsabilidade profissional de entregar o melhor trabalho possível e não caberá quaisquer desculpas se determinados momentos cruciais do evento não estiverem presentes no álbum de retrato.

O convidado, nesta situação – mesmo que com a melhor das intenções – terá prejudicado não apenas o trabalho do profissional, mas também o resultado esperado pelos protagonistas do evento que esperam sempre os melhores registros que deveriam ser eternizados.

1-3

Pense nisto quando sair de casa para o próximo evento, aniversário ou casamento para o qual você tenha sido convidado. Se o evento tiver um fotógrafo contratado, considere deixar sua câmera em casa e seu smartphone no bolso.

Curta a festa e dedique toda a atenção dos seus olhos, mente e coração ao importante evento que se desenrola diante de você.

Por Maurício Santos

Show Full Content
Previous Festival Arte Core traz grafite e muita cultura urbana para o MAM
Next Inspirações de Fantasias para o Halloween

1 thought on “Um simples celular de um convidado pode destruir a melhor foto de seu evento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close