A mais nova galeria de arte do Rio está aberta ao público!

No último sábado, dia 24, um evento fechado, que contou apenas com a presença de convidados do mundo das artes e da imprensa, abriu os trabalhos inaugurando o espaço que é totalmente dedicado às artes visuais. A Z42 Arte, foi idealizada por Zyan Zein, sócia do projeto, com a proposta de misturar Galeria de arte e ateliê. O objetivo é estabelecer um elo entre o público e o universo criativo do artista e também e reunir as mais diversas vertentes da arte e seus criadores.

tela2

Artistas de vários lugares do Brasil e do Mundo marcaram presença na festa organizada para apresentar o novo polo artístico carioca. Quem passou por lá se deliciou com a primeira exposição da Casa, “A máquina do Mundo”, que foi concebida baseada em poemas de Carlos Drummond de Andrade e Luís de Camões. Com a curadoria de Sergio Mauricio Manon e Clara Reis, a mostra ocupa todas as salas do térreo, com 26 obras como esculturas, fotografias, pinturas e instalações de 22 artistas. Passeando pelos ambientes, artistas contemporâneos performáticos surgiam interagindo com os visitantes durante todo o tempo. Também foi possível conhecer os artistas e ver de pertinho seus ateliês, que ficam no segundo andar do casarão.

performance

Chegando ao local, todos se encantavam de cara com a beleza e arquitetura do Espaço. Uma escadaria curva belíssima logo no primeiro ambiente chama a atenção por sua suntuosidade. Portas trabalhadas em ferro, lindos vitrais que mais parecem quadros e um aconchegante pátio interno, também compõem esse novo cenário. A Z42 Arte fica em um lindo casarão no Cosme Velho, bem pertinho da Estrada de ferro do Corcovado. Construído na década de 1930 e com cerca de 1500 metros quadrados, tem a fachada toda de pedra e nos remete aos castelos que conhecemos dos contos de fada. Inicialmente era sede de uma construtora, mas para o nosso deleite, um tempo depois, passou por uma grande reforma e se transformou nessa linda casa de arte. E agora, são cinco salas expositivas, preparadas para receber todas as obras de arte, além de ambientes que foram separados para servir de ateliê para sete artistas residentes. O espaço abriga ainda a importante coleção de Fabio Szwarcwald e também será a sede da redação da publicação de artes visuais SANTART, premiada como melhor do mundo no segmento Fine Arte.

Para o ano que vem, está nos planos a construção de um restaurante e um café.

parede

Artistas:

Anthony Goicolea, Cadu, Charlie White, Conrad Schawcross, Erwin Wurm, Henrique Oliveira, Isaque Pinheiro, João Castilho, Jorge Barata, José Bechara, Katia Willie, Leda Catunda, Marcio Atherino, Maria Lucia Fontainha, Mariana Palma, Mauro Piva, Reginaldo Pereira, Rodolpho Parigi, Rona, Sergio Mauricio, Thalita Rossi e Walmor Corrêa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

[divider]Serviço[/divider]

Z42 Arte

Exposição “A máquina do Mundo”

Temporada: 25 de setembro a 18 de dezembro, de 2016

Horários: De terça à sexta, das 11h às 19h. Sábados e domingos, das 12h às 18h

Local: Rua Filinto de Almeida, 42 – Cosme Velho (do ladinho da Estrada de ferro do Corcovado)

A entrada para a exposição é gratuita.

A visitação dos ateliês dos artistas residentes só pode ser feita com horário marcado.

Mais informações:

www.z42arte.com.br

(21) 3269-3227


Apoia-se

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Erika Kohler

Jornalista (com diploma), escritora metida a cronista e decoradora. Não necessariamente nessa ordem. É uma artista múltipla! Tem a arte no DNA e por isso é amante do mundo das artes. De todas as formas: Cênicas, Visuais e Plásticas.
Carioca, já foi rata de praia, mas hoje prefere o inverno. É gateira de carteirinha e apaixonada por pinguins. Os livros fazem parte da sua vida e estão sempre por perto. Talvez tenha nascido no século errado porque ama o Vintage e o retrô. Adora assistir filmes e séries, sempre acompanhada por um baldão de pipoca. Torce para encontrar com o gato da Alice, pra ele indicar a estrada dos tijolinhos amarelos, que vai direto para a Fantástica Fábrica de Chocolate!!

Previous Um tio quase perfeito, com Marcus Majella
Next Descobrindo NY – Parte 1

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close