Festa da Salsicha: infantil ou não?

8 de agosto de 2017
3 Mins Read
501 Views

Há alguns anos tinha uma história de que desenhos eram feitos apenas para crianças. Então, quando a meninada estava de férias ou folga, para diverti-los, bastava ver se no cinema estava passando algum filme de desenho e com certeza já era um programa certeiro e seguro.

Mas, hoje, vários adultos mudaram um pouco o modo como a indústria cinematográfica trabalha e não é incomum vermos adultos indo a sessões consideradas infantis. Em 2016, no entanto, um longa fez muito barulho quando chegou ao cinema: Festa da Salsicha”. Apesar do nome dúbio, da classificação indicativa para faixa etária (que não era recomendada para menores de 16 anos), e da massiva divulgação, muitos país e adultos levaram filhos, sobrinhos e outras crianças para assistir este filme, causando um alvoroço grande dentro das salas de cinema.

A despeito de que várias notícias, jornais, revistas disseram que o filme era uma animação adulta, e também de poder buscar informações no Google ou em outros sites de pesquisas, muitos levaram crianças para assistir um filme que era adulto e que tem uma temática extremamente pesada para menores. Mas, de quem é o erro?

É complicado responder a pergunta acima e responsabilizar os adultos. Talvez, não seja culpabilizar o correto, mas sim chamar atenção. Em um mundo que cada vez mais pessoas gostam de super-heróis, não obter informações sobre o filme deles, por exemplo, é meio perigoso. Atualmente, filmes do Superman têm um grande arsenal de cenas que contêm violência, tiros, lutas… O público-alvo deixou de ser o infantil (talvez, aliás, nunca fosse, mas os chefões do cinema aceitavam tê-los como parte de quem assistia). Animações seguem o mesmo caminho. Vários mercados já fazem filmes animados que não são indicados para crianças, há um bom público que gosta de desenhos e os assistem sem vergonha nenhuma.

Festa da Salsicha voltou a incomodar este mês porque o canal a cabo HBO o transmitiu (ou iria transmitir) durante a tarde, chocando muitos pais, que ficaram contrariados e fizeram verdadeiras campanhas contra o canal. É absolutamente compreensível o choque, afinal, o filme têm cenas realmente pesadas. Em um breve resumo, o longa narra a história de itens de supermercado que têm vida e consciência, como qualquer ser humano. Além de um palavreado totalmente inadequado para crianças, ele mostra cenas de orgia (ainda que seja com pães, salsichas, bananas… Mas, do mesmo modo, é bem entendível e totalmente inapropriado para o público mais jovem), violência e muita bagunça. Para quem foi pego desprevenido, é bem chocante.

Porém, aqui há algumas ressalvas importantes a serem feitas: o canal HBO é um canal adulto. Ele tem alguns conteúdos que são totalmente inadequados para crianças e não deve ser liberado para todas as idades. Se um canal adulto está passando um filme como “Festa da Salsicha”, o mais lógico a fazer, levando em consideração o público alvo do canal, é pesquisar o filme. O título do longa também já deixa bem claro que é um nome no mínimo dúbio. Há muitas piadas infames sobre salsicha rondando o imaginário humano. O que seria uma festa com salsichas? No mínimo, os país deveriam ligar suas anteninhas e pesquisar sobre.

Um outro ponto extremamente importante é não ter o interesse de saber o que os filhos estão vendo. O órgão do governo federal que cuida de classificações indicativas fez sua parte ao não recomendar para menores de 16 anos. Quando um filme recebe essa classificação significa que ele é inapropriado por motivos como sexo, violência, linguagem vulgar, entre outros. Uma pesquisa de cinco minutos na internet podem dissolver as dúvidas. A HBO, provavelmente, terá mais cuidado ao passar o filme, já que o alvoroço do público foi grande, mas isso não tira a responsabilidade que os adultos têm de ter com o que os pequenos e adolescentes estão vendo.

A “Festa da Salsicha” não é o único longa animado com temática adulta do mundo. Há muitos outros que podem constranger ou assustar o público mais desprevenido. É importante pesquisar já que o cinema visa lucrar com todos e tem como objetivo servir de diversão para diferentes idades.

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Sair da versão mobile