Indicados ao Framboesa de Ouro (o Oscar dos Piores Filmes do Ano)

23 de janeiro de 2017
8 Mins Read
62 Views

O Ano de 2016 foi repleto de dificuldades para muita gente, foi um daqueles anos que todo mundo quer esquecer, deixar guardado em uma caixinha embaixo de um monte de coisas escondida dentro de um armário lacrado. E essa “caixinha”, tão especial, deveria também servir para escondermos algumas memórias de momentos desastrosos, incluindo quando escolhemos fazer da nossa diversão de cada dia algo duvidoso. Ou alguém aqui não se lembra daquele passeio ruim, o jantar frustrante que ficará marcado para sempre em nossas mentes e, porque não, aquela sessão caríssima de cinema que foi perdida com um filme estranho ou não tão bom, a ponto de ser lembrado pelo o “Framboesa de Ouro”. Aposto que todo mundo (menos a parte do prêmio) já passou por isso, não é verdade?! Mas, enquanto não colocam essa caixinha à venda, o negócio mesmo é se divertir lembrando desses terríveis momentos marcantes.

E, aproveitando que tocamos no assunto, vamos celebrar o universo cinematográfico com muito bom humor ácido, falando de alguns filmes que não deveriam ter visto a luz do dia. Isso, claro, na opinião de quase toda a internet pois, confesso que, embora eu seja apaixonado por filmes completos, bem realizados atuações marcantes e inesquecíveis, preciso de minha dose semanal de um bom trash ou daquele filme ruim que diverte horrores de tão mentiroso (Hello, alguém ouviu XXX – Reativado?). E, para quem ainda não sabe (precisa ficar antenado), existe um prêmio específico para os piores dos piores dentro dessa indústria bilionária.

O “Framboesa de Ouro” ou “Razzie Awards”, é o contraponto do Oscar, um prêmio especialmente criado para cutucar o mercado do cinema e os profissionais que nele habitam. É dele a responsabilidade de escolher os piores do ano que passou e, com muita diversão, criar todo o suspense para os indicados e premiados. Desde que começou, em 1980, o evento já causou alvoroços, recebeu inúmeras críticas de artistas e foi apoiado por diversos outros que, com muito bom humor, foram receber a sua framboesa de plástico. A brincadeira é tanta que já houveram discursos arrasadores e interessantíssimos em que artistas mereciam até uma estatueta dourada de compensação. Dois dos que mais gosto são os de Halle Berry por “Mulher Gato” e Sandra Bullock por “Maluca Paixão”.

E, dessa vez, os responsáveis resolveram afiar suas escolhas e entrarão o ano de 2017 com tudo, trazendo filmes que muitos não concordavam com a indicação e esquecendo alguns que precisariam entrar na lista, por mera questão de honra.

Segue abaixo a lista dos filmes e profissionais que pisaram na bola e deixaram a desejar nesse ano que passou. Junto a ela, os nossos comentários “legais”:

[divider]Os Indicados[/divider]

Pior Filme

Woo! Resgate: “Batman Vs Superman” – Sem dúvida nenhuma o filme tem vários defeitos, Marta que o diga, mas não merecia estar ali uma vez que dois filmes (abaixo) ficaram de fora. Além disso, a produção é fiel a muitos detalhes dos quadrinhos.

Woo! Condena: “Esquadrão Suicida” e “Cinquenta Tons de Preto” – O primeiro é um quebra cabeça extremamente mal montado. O roteiro não possui uma narrativa estruturada e eles detonaram os personagens. Sem falar que conseguiram colocar uma ótima trilha sonora em exagero, nos fazendo lembrar de boas novelas mexicanas; – Já o segundo, deveria entrar aqui também, mesmo que tenha uma proposta sem nexo desde o começo, é um filme ruim em quase todos os aspectos.

Woo! Escolhe: “Deuses do Egito”

Pior Remake, Cópia, adaptação ou Sequência

Woo! Resgate: “Batman Vs Superman” – Pelos mesmos motivos explicados acima. E o filme não é tão ruim assim.

Woo! Condena: “A série divergente: Convergente” – A produção do filme parece ter sido feita de qualquer jeito, o roteiro está repleto de furos e a direção deixa bastante a desejar.

Woo! Escolhe: “Cinquenta Tons de Preto”

Pior Ator

Dinesh D’Souza
  • Ben Affleck (“Batman vs Superman: Origem da Justiça”)
  • Gerard Butler (“Deuses do Egito” e “Invasão à Londres”)
  • Henry Cavill (“Batman vs Superman: Origem da Justiça”)
  • Robert de Niro (“Tirando o Atraso”)
  • Dinesh D’Souza (“Hillary’s America: The Secret History of the Democratic Party”)
  • Ben Stiller (“Zoolander 2”)

Woo! Resgate: Robert De Niro – Pelo simples fato de ser muito bom e engraçado ver o Robert De Niro em um papel tão bizarro.

Woo! Condena: Liam Hemsworth por “Independence Day 2” – O ator não tem nenhum carisma, não convence nem por um segundo no papel e, a verdade seja dita, Robert De Niro atuando em “Tirando o atraso” dá um show de interpretação na tentativa de Liam em “Independence Day 2”.

Woo! Escolhe: Dinesh D’Souza (“Hillary’s America: The Secret History of the Democratic Party”)

Pior Atriz

Megan Fox
  • Megan Fox (“As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras”)
  • Tyler Perry (“Boo! A Madea Halloween”)
  • Julia Roberts (“O Maior Amor do Mundo”)
  • Becky Turner (“Hillary’s America: The Secret History of the Democratic Party”)
  • Naomi Watts (“A Série Divergente: Convergente”, “Refém do Medo”)
  • Shailene Woodley (“A Série Divergente: Convergente”)

Woo! Resgate: Shailene Woodley – A franquia já tinha perdido as forças e toda produção já estava ameaçada, bem como o trabalho dos atores. A atriz fez o que pode dentro da situação. Sem falar que a menina é boa no que faz e merece mais oportunidades.

Woo! Condena: Radha Mitchell por “The Darkness” – Mais uma vez a atriz nos entrega uma atuação forçada, repleta de caricatura e merecia a indicação mais do que a Shailene Woodley.

Woo! Escolhe: Megan Fox (“As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras”)

Pior Atriz Coadjuvante

Jane Seymour
  • Julianne Hough (“Tirando o Atraso”)
  • Kate Hudson (“O Maior Amor do Mundo”)
  • Aubrey Plaza (“Tirando o Atraso”)
  •  Jane Seymour (“Cinquenta Tons de Preto”)
  • Sela Ward (“Independence Day: O Ressurgimento”)
  • Kristen Wiig (“Zoolander 2”)

Woo! Resgate: Aubrey Plaza – A atriz cumpre o prometido e desempenha um trabalho a altura de quase todas as comédias americanas. Se fossemos pensar assim, essa lista estaria repleta de muitos outros nomes.

Woo! Condena: Cassi Davis por “Boo, a medéia Halloween” e Kali Hawk por “Cinquenta tons de preto” – Embora tenha uma ou outra cena engraçada, o filme é uma tentativa frustrada de ser igual pior filme do estilo criado por Eddie Murphy (Um ator interpretando diversas personagens). E, com isso, todo o elenco conseguiu ser prejudicado. E a interpretação de Cassi é exagerada e sem graça. – Já a segunda, não consegue trabalhar sua personagem de forma correta e tenta demais ser engraçada, um erro gravíssimo na comédia.

Woo! Escolhe: Jane Seymour (“Cinquenta Tons de Preto”)

Pior Ator Coadjuvante

Jared Leto
  • Nicolas Cage (“Snowden”)
  • Johnny Depp (“Alice Através do Espelho”)
  • Will Ferrell (“Zoolander 2”)
  • Jesse Eisenberg (“Batman vs Superman: Origem da Justiça”)
  • Jared Leto (“Esquadrão Suicída”)
  • Owen Wilson (“Zoolander 2”)

Woo! Resgate: Nicolas Cage – Vai falar que o nosso meme favorito não está tentando?! Pelo menos aqui ele não cria uma completa caricatura padronizada, igual a vários de seus outros projetos.

Woo! Condena: Geoffrey Rush por “Deuses do Egito” Todos nós sabemos que ele é um bom ator, mas nesse filme ele nos entrega uma atuação maçante, sem nenhum trabalho de construção de personagem. É simplesmente o Geoffrey Rush fazendo pose.

Woo! Escolhe: Jared Leto (“Esquadrão Suicída”)

Pior Dupla em Cena

Deuses do egito
  • Ben Affleck e Henry Cavill (“Batman vs Superman: Origem da Justiça”)
  • Qualquer dupla de deuses ou mortais (“Deuses do Egito”)
  • Johnny Depp e a roupa vibrante volumosa (Alice Através do Espelho”)
  • O elenco inteiro de atores que já foram respeitados (“Beleza Oculta”)
  • Tyler Perry e a mesma peruca velha (“Boo! A Madea Halloween”)
  • Ben Stiller e Owen Wilson (“Zoolander 2”)

Woo! Resgate: O elenco de “Beleza Oculta” – Se você parar para pensar, nenhum ator faz somente bons filmes. Às vezes somos surpreendidos com atores excelentes em filmes ruins. De quase todos os filmes na lista, esse é o único que ainda não vi, mas impossível eles estarem tão péssimos quanto o elenco citado abaixo.

Woo! Condena: O elenco completo de “Cinquenta tons de preto” – Embora Marlon Wayans até tenta, todos no filme não sabem para que vieram. Mesmo que o filme seja uma paródia e precisa exagerar, nem assim eles conseguem entrar em sintonia.

Woo! Escolhe: Qualquer dupla de deuses ou mortais / “Deuses do Egito”

Pior Diretor

Alex Proyas
  • Dinesh D’Souza e Bruce Schooley (“Hillary’s America: The Secret History of the Democratic Party”)
  • Roland Emmerich (“Independence Day: O Ressurgimento”)
  • Tyler Perry (“Boo! A Madea Halloween”)
  • Alex Proyas (“Deuses do Egito”)
  • Zack Snyder (“Batman vs Superman: Origem da Justiça”)
  • Ben Stiller  (“Zoolander 2”)

Woo! Resgate: Zack Snyder – Entre tantos diretores que fizeram trabalhos bizarros esse ano, colocar o Snyder parece até perseguição. Talvez o trabalho dele seja umas melhores coisas de “BvS”.

Woo! Condena: “Michael Tiddes” por “Cinquenta  tons de preto” e David Ayer por “Esquadrão Suicida” – Na minha opinião esses não poderiam faltar nos piores filmes do ano. Com isso, seus realizadores deveriam estar nessa lista. Tiddes consegue fazer um filme inferior ao antigo “Zorra Total” da Globo, enquanto Ayer realmente se mostrou perdido em um filme que tinha tudo para ser um dos melhores do gênero esse ano.

Woo! Escolhe: Alex Proyas (“Deuses do Egito”)

Pior Roteiro

Esquadrão Suicida

Woo! Resgate: Não resgataríamos nenhum!

Woo! Condena: “Cinquenta Tons de Preto”, “Boo, a medéia halloween” – Devido apenas uma simples pergunta: Que roteiro?

Woo! Escolhe: “Esquadrão Suicída”


Com uma identidade super original, repleto de momentos toscos, sem dúvida alguma o Framboesa de Ouro é disparado o prêmio mais cool do cinema. Na minha opinião, deveria ser tão grande e patrocinado quanto a vários outros prêmios, pois tem um significado importante para o mercado. Ao mesmo, penso eu que todos os artistas deveriam entender a graça e a crítica por trás da brincadeira, apoiar e participar mais do evento. Tudo seria ainda mais interessante e divertido.

Acompanhe aqui na Woo! Magazine tudo sobre o Framboesa que acontece dia 25 de fevereiro, um dia antes do Oscar.

Caso queira saber quais foram os vencedores do ano passado, clique aqui. Já a lista da Woo! Magazine com os melhores de 2016 se encontra nesse link.

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Sair da versão mobile