Um dos maiores privilégios de desbravar um festival, é de se locomover pelos locais das exibições, se familiarizar com endereços e confraternizar com artistas, produtores e colegas jornalistas, ainda mais em uma cidade como Paraty com toda sua história e participação cultural que tão bem representa o estado do Rio de Janeiro.
Sendo assim, o primeiro dia do festival transcorreu conforme a seguir:
Painel: Os Impactos da Produção Audiovisual para o Turismo
Com: Cristina Szabo, Assessora de Relações Internacionais da Embratur e Andréa Cursino, crítica da área audiovisual.
No painel, Cristina relata os casos das filmagens de blockbusters como James Bond no Rio, Pantera Negra em Foz do Iguaçu e Crepúsculo aqui mesmo em Paraty, e que tem dados que nessas regiões após as estreias o fluxo de turistas aumentou entre 75% e em outros casos em até 100%!
Ela vê como primordial esse intercâmbio e a aproximação de empresas estrangeiras para mostrar as belezas do país que são únicas, enfatiza que os brasileiros são o povo melhor recebe as pessoas no mundo e todo esse dinheiro, possibilita a reforma de um restaurante, o aumento de renda de um pescador para suprir a demanda dos estabelecimentos comerciais e a sustentabilidade do local.
Mas para isso, é a favor do debate franco sobre a regulação da imagem do Brasil que é projetada lá fora, e que o Governo tem essa preocupação de capitanear as autorizações necessárias para mais produções de grande porte cheguem ao país.
Além de ser acompanhada pela host Andréa Cursino, lembrando das grandes produções nacionais filmadas em Paraty como Gabriela Cravo e Canela, o Sorriso do Lagarto e outras.
E para finalizar, informa que o presidente Luís Inácio Lula da Silva disponibilizou verba de R$ 1 bilhão e 600 milhões à Ministra da Cultura, Margareth Menezes, destinados ao exclusivamente à produção audiovisual.
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Exibição do Documentário Samuel e a Luz – com a presença da família de Paraty que compõe o elenco, qpresentados pelo Prefeito Luciano Vidal, trazendo a história das mudanças da cultura e do trabalho caiçara com a chegada da luz elétrica e as possibilidades de modernidades e o impacto na relação dos moradores da cidade.
Painel: Os Bastidores da Campanha para o Oscar
Com: Waldermar Dalenogare, Juliana Sakae e Magali Wistefelt
Neste painel, aguardadíssimo, recebemos uma masterclass do crítico de cinema e historiador Waldermar Dalenogare e Juliana Sakae, jornalista e cineasta brasileira, ambos especialistas em campanhas para o Oscar de filme estrangeiro, onde foi colocada a falta de organização e interesse dos responsáveis pela seleção do filme brasileiro a ser enviado para Academia Americana.
Além claro, da falta de apoio e incentivo que bem conhecemos na maioria das possibilidades de representação nacional, seja em esporte, cultura, ciência, tecnologia, etc.
Juliana destacou a campanha de nossa última representante do Oscar, a documentarista Petra Costa, e seu filme Democracia em Vertigem de 2019 que foi efetiva, pois teve o envolvimento e investimento da própria diretora.
Com a conclusão de que qualidade temos, mas enquanto não houver uma adequação moderna dos critérios de seleção, amargaremos decepções e expectativas frustradas de difundir nosso cinema ao mundo.
Mostra competitiva Curta e Longa Brasileiros
Assistimos o curta Bem Vinda de Volta, com a presença da estrela Mayana Neiva e a diretora e roteirista e produtora Nicole Gullane.
Também prestigiamos assistindo ao novo filme da cineasta Lúcia Murat, O Mensageiro, drama semi autobiográfico, que conta a história de uma presa política que só foi encontrada por seus pais, quando teve e a inusitada ajuda de um soldado.
Em breve, críticas no site.
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