A Woo Magazine! teve o privilégio de assistir a uma exibição especial no Museu da Imigração de São Paulo do documentário “We Dare to Dream”, dirigido pela prestigiada e indicada ao Oscar Waad al-Kateab. A diretora síria é renomada por seu trabalho em “Para Sama”, que co-dirigiu com Edward Watts em 2019 e foi amplamente elogiado por sua denúncia dos crimes perpetrados pelo ditador Bashar Al-Assad.
Atualmente, Waad al-Kateab encontra-se no Brasil para apresentar sua mais recente obra, a qual está em cartaz na 47ª Mostra de Cinema em São Paulo. Foram realizadas três sessões presenciais durante o evento paulista, e o documentário agora está disponível na plataforma de streaming Sesc Digital de forma inteiramente gratuita (disponível de 26 de outubro até 01 de novembro (ou até o término dos 2000 views por título). Para assisti-lo, basta clicar aqui.
“We Dare to Dream” (“Ousamos Sonhar”) acompanha a jornada do time de atletas refugiados que conquistou vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. A jovem cineasta captura de perto desde a seleção até a participação deles nos jogos. Nesse processo, somos apresentados às histórias de pessoas que foram expulsas de seus países ou fugiram devido a perseguições políticas ou conflitos armados. Entre os atletas, encontramos uma lutadora de Taekwondo e um canoísta iranianos, uma corretora sudanesa, um levantador de peso camaroneses, entre outros.
A obra merece ser conferida, pois representa a visão sensível de uma artista que vivenciou o drama de deixar sua terra natal para sobreviver, transmitindo uma mensagem de esperança em um mundo livre de guerras e sofrimentos. O filme é repleto de momentos de pura poesia visual, fruto da dedicação incansável de sua criadora em defender os desfavorecidos. Ademais, a crise de refugiados tem se agravado nos últimos anos, e deve piora ainda mais especialmente devido aos novos conflitos entre Rússia e Ucrânia, e Israel e Hamas, o que provavelmente resultará em mais pessoas deslocando-se de seus lares em busca de sobrevivência.
“We Dare to Dream” narra histórias urgentes dessas comunidades de refugiados ao redor do mundo e aborda temas como resiliência, inspiração, perda, esperança e pertencimento. O renomado músico laureado com o Grammy, John Legend, e o produtor vencedor do Emmy e Tony, Mike Jackson, assim como a atriz laureada com o Oscar, Angelina Jolie, atuam como produtores executivos. Joe Gebbia, fundador do Airbnb.org e co-fundador do Airbnb, é um dos produtores do filme. O documentário também foi selecionado para a edição deste ano do Festival de Tribeca.
Além de tudo isso, Waad al-Kateab ainda mantém o ativismo pela liberdade do povo sírio através das ações da plataforma Action For Sama.
Vale destacar, por fim, que ao conhecê-la pessoalmente, a cineasta foi extremamente simpatica e solícita.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.