Como a música conseguiu se reiventar e fazer parte do cotidiano em uma época de tantos conflitos.
Quando o período de Pandemia chegou, cancelando vários eventos e shows, fez com que muitos dos principais nomes da música tivesse que interromper suas turnês gigantescas e repensar nos lançamentos de seus trabalhos programados.
Lives com milhões de pessoas assistindo e patrocinadas por grandes empresas viraram uma febre no Brasil. Contudo, muitos artistas aproveitaram esse período de reclusão para criarem e gravarem novas músicas.
Segue abaixo 5 artistas que lançaram trabalhos gravados durante a quarentena:
Taylor Swift
Tendo um nome mundialmente conhecido e sendo uma das maiores cantoras pops do mundo, Taylor é sem dúvidas um fenômeno. Todas as suas músicas são sucessos instantâneos e, comumente, atingem a primeira posição dos lugares nas listas importantes.
Com um currículo impressionante, ela foi capaz de lançar dois CDs completamente gravados em seus estúdios, Folklore e Evermore, e colocar ambos em primeiro lugar. A cantora é impressionantemente corajosa: Estreou em sua carreira como uma cantora Pop-Country e, no auge, decidiu migrar pro Pop, vendo sua marca ficar ainda mais conhecida. Em 2020 lançou ambos os álbuns do gênero Folk, que é popular nos EUA, mas desconhecido para o grande público.
Sem dúvida, nem a Quarentena é capaz de parar Taylor Swift.
Olivia Rodrigo
Se a Pandemia fez vários artistas reverem seus trabalhos e foi uma oportunidade pra novos nomes, sem dúvidas, o maior deles é o de Olivia Rodrigo. Famosa entre os adolescentes, porém desconhecida do grande público, a cantora lançou sua primeira música de trabalho solo apenas poucas semanas antes do Covid-19 virar um problema sanitário mundial.
O que poderia ser um grande obstáculo para uma estreante, virou sua moeda de sorte. A música Drivers Licence estourou nesse período e fez o nome de Olívia virar uma referência. Trabalhando a toque de caixa, ela gravou outras canções e lançou seu primeiro cd solo, “Sour“, que prova que ela não é apenas uma “One Hit Wonder”, que, em tradução literal, seria “Maravilha de Um Hit”, e que serve pra indicar pessoas que têm apenas um sucesso.
Provavelmente, ainda ouviremos muito do Pop sofrido que Olivia propõe. Pois, ao que tudo indica, ela chegou pra ficar.
Lianne La Havas
A cantora britânica é um refresco no meio de toda essa loucura que atingiu nossas vidas desde o começo de 2020. Lianne é um achado para aquelas pessoas que estão à procura de uma música que acalente a alma, mas sem trazer sofrimentos. Com uma voz maravilhosa e que, no fundo, pode lembrar um pouco Alicia Keys, ela oferece um som profundo e que faz relaxar e viajar sem precisar sair de casa.
Desconhecida do grande público, a artista lançou um álbum em julho de 2020, com músicas que não seguem nenhum estilo pré-definido apenas para o sucesso. E. no meio de tantas pessoas que deram extremamente certo e foram um fenômeno, ela é alguém que, quanto mais ouvimos, mais queremos ouvir.
AnaVitória
O duo PopFolk brasileiro que ficou conhecido em 2016, quando músicas como Ai Amor e Dengo foram lançadas, decidiu passar boa parte do isolamento juntas em 2020 e, como não podia deixar de ser, esse tempo foi passado trabalhando. A primeira música que surgiu foi a tranquila Me Conta da Sua Janela, que fala exatamente sobre o isolamento e a esperança de tudo terminar.
Logo na virada do ano, as cantoras lançaram o álbum Cor, com músicas coerentes e que conversam com seus trabalhos já lançados, mas que não se prendem apenas ao mais do mesmo e nem fazem questão de fazer sucesso com receitas prontas.
Marisa Monte
Quando uma cantora como Marisa Monte está em hiato, não são apenas seus fãs que sentem falta, é o mundo da música que fica pausado. Não que ela tenha ficado parada: Marisa continuou fazendo seus trabalhos, se envolvendo em música e lançando projetos, como o segundo cd do trio Tribalistas, projeto que ela faz parte junto com Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes.
Porém, ela não lançava um projeto seu, com músicas inéditas, há uma década e, quando estava tudo pronto pra entrar em estúdio, quase não dá certo: O disco “Portas” era pra ser gravado em 2020, mas precisou se adaptar às medidas impostas pela quarentena para que a produção saísse do papel. Sorte a nossa, a brasileira seguiu cantando e nos deu a oportunidade de ouvir suas novas e maravilhosas músicas.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.