Quem não é fascinado pela Broadway, seus teatros, suas luzes e seu glamour? Todos nós, não é à toa que esta região de NY está sempre lotada de turistas o ano todo. Mas qual a sua história?
Broadway, em sentido literal, significa “via larga”, e faz parte do projeto urbanístico de Manhattan, que foi construída em forma de grade: avenidas cruzadas por ruas, numeradas de baixo para cima, e pela Manhattan Street. Entre as ruas 42 e 53, que cortam a Manhattan Street, é que encontramos os 39 teatros que compõem a Theatre Discrit da Broadway e que, juntos, faturam cerca de 1 bilhão de dólares por ano. Um dos mais famosos teatros é o Broadway Theatre, tendo sido cenário até mesmo do filme King Kong.
As encenações na Broadway iniciaram ainda no Século XIX e o primeiro musical, The Black Crook, com duração de cinco horas, foi apresentado em 1866, no Niblo´s Garden, um teatro de 3200 lugares. A era dourada dos musicais ocorreu a partir da década de 40, no pós guerra, com encenação de Oaklahoma, e outros que podemos ver até hoje na Broadway: Carousel, My Fair Lady, West Side Story, The Sound of Music (Noviça Rebelde), Hello Dolly, Jesus Christ Superstar, Godspell, Dreamgirls, Les Miserables, Cats, Fantasma da Ópera, Chorus Line, Cabaret etc.
Os espetáculos da Broadway ficam anos em cartaz e o que determina a sua longevidade é o sucesso de crítica e de público.
Atualmente, estes musicais são montados em vários lugares do mundo, uma vez que os donos dos teatros se associaram, formando a “The Broadway League”, com o objetivo de levar seus musicais para outros países. Mas não tem a mesma magia de se estar em Manhattan, pegar o metrô até a Times Square, para ver algum musical na própria Broadway.
Por Silvia Ferrari
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.