Assim como a Copa do Mundo, as Olimpíadas têm seus temas inesquecíveis, interpretados muitas vezes por grandes nomes da música. Os Jogos Olímpicos de Paris estão em curso e a canção tema “Hello World”, com Gwen Stefani e Anderson .Paak, encontra-se disponível nas plataformas de música há pouco mais de uma semana. Aproveitando o espírito olímpico, vamos relembrar aqui alguns dos temas que ficaram na memória dos Jogos Olímpicos.
Reach Out (Los Angeles, 1984)
Composta por Giorgio Moroder (que já assinou tema de Copa), essa música foi o tema oficial dos Jogos Olímpicos de 1984 realizados em Los Angeles, Estados Unidos, e cantada por Paul Engemann. Posteriormente, foi incluída no álbum “Innovisions” de Moroder em 1985.
Leia também: Temas de Copas do Mundo - Ranking do Pior ao Melhor
Hand In Hand (Seul, 1988)
Da banda sul-coreana Koreana, “Hand in Hand” foi o tema oficial dos Jogos Olímpicos de 1988, realizados em Seul, Coreia do Sul. Teve versão em inglês e coreano, e assim como a dos jogos do ano anterior, foi produzida por Giorgio Moroder. As letras em inglês foram escritas por Tom Whitlock, enquanto as letras em coreano foram escritas por Kim Moon-hwan.
“Hand in Hand” liderou as paradas musicais de vários países europeus, incluindo Noruega, Suécia, Suíça e Alemanha Ocidental. O detalhe é que em 2013, Moroder revelou que o cantor original da gravação demo que ele apresentou à PolyGram foi Joe Pizzulo, e não Koreana.
Amigos Para Siempre (Barcelona, 1992)
Composta pelo papa dos musicais teatrais Andrew Lloyd Webber, a faixa interpretada pela soprano britânica Sarah Brightman e o tenor espanhol José Carreras marcou os Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992. O dueto também foi lançado mundialmente como single para coincidir com os Jogos, alcançando a posição número 11 na UK Singles Chart e chegando ao primeiro lugar na Austrália por seis semanas. Foi um dos dois temas musicais do evento.
Barcelona (Barcelona, 1992)
Tão popular quanto o tema oficial, a faixa foi cantado por Freddie Mercury e Montserrat Caballé, alcançando a segunda posição no Reino Unido. Originalmente lançada em 1987, foi um dos maiores sucessos da carreira solo do vocalista do Queen, que sempre teve interesse pela ópera (vide “Bohemian Rhapsody”), alcançando a oitava posição na UK Singles Chart. Após sua morte em 1991, a música se tornou um segundo tema dos Jogos Olímpicos de 1992, após os quais a faixa subiu ainda mais, chegando ao segundo lugar no Reino Unido, nos Países Baixos e na Nova Zelândia.
Leia também: 5 filmes com temática olímpica
Reach (Atlanta, 1996)
O grande sucesso na voz da cubano-americana Gloria Estefan, lançada em abril de 1996 pela Epic Records, foi composto por Diane Warren e incluído no álbum oficial de Atlanta 1996, “Rhythm of the Games”, mais tarde no sétimo álbum de estúdio de Estefan, “Destiny” (1996). Foi um grande sucesso nas paradas daquele ano no mundo inteiro. Alcançou o top 10 na República Tcheca, Hungria, Noruega e Espanha, onde chegou ao segundo lugar. No Reino Unido, alcançou a 15ª posição, enquanto no Eurochart Hot 100, a canção atingiu o 47º lugar em junho de 1996 e chegou ao 23º lugar na Austrália. Nos Estados Unidos, país sede daquelas olimpíadas, ficou no 42º lugar na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos. “Reach” ainda conseguiu uma indicação ao Grammy na categoria de Melhor Performance Vocal Pop Feminina na cerimônia de 1997, mas perdeu para “Un-Break My Heart” de Toni Braxton, que também foi escrita por Diane Warren.
The Power of the Dream (Atlanta, 1996)
Escrita e produzida por David Foster, Linda Thompson, e Babyface para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 1996. Céline Dion interpretou a canção e o dinheiro que ganhou com a apresentação no evento ela doou para apoio aos atletas canadenses.
Survival (Londres, 2012)
O tema dos jogos de Londres ficou a cargo da banda de rock inglesa Muse. A faixa é o primeiro single do sexto álbum de estúdio da banda, “The 2nd Law”. Foi lançada após sua estreia na BBC Radio 1. A música também foi utilizada em um trailer do filme “Downhill”, de 2020. Apesar de não ter sido um grande sucesso, é uma bela composição da banda inglesa de maior popularidade na época e cumpriu com a tarefa de dar aquele incentivo ao Team GB.
Alma e Coração (Rio de Janeiro, 2016)
Ok, não foi nenhum sucesso global, mas marcou os primeiros jogos olímpicos sediados no Brasil, o que atribui todo um significado para nós. A faixa composta por MC Léo da Baixada, Victor Reis e Rodrigo Marques, interpretada pelos cantores Thiaguinho e Projota foi lançada um mês antes das olimpíadas do Rio. O videoclipe oficial tem imagens foram rodadas no Estádio Olímpico João Havelange (Nilton Santos), no Vidigal, na praia do Leblon, na Arena Olímpica e no Parque Aquático.
Imagem: Reprodução/YouTube
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.