Podemos sempre consumir obras literárias por prazer, trabalho ou estudo. Independente do motivo, há cinco autores que são os maiores autores da literatura nacional que você precisa conhecer.
Álvares de Azevedo
Este escritor pertence a segunda geração romântica e se destaca pela sua obra que, infelizmente devido a sua morte precoce, permaneceu incompleta. A segunda geração romântica, ou também conhecida como geração byroniana, era pessimista e tinha atração pela morte e pela noite. A geração chama-se byroniana por inspirar-se em Lord Byron, autor de Dom Juan de Marco. Azevedo nasceu em 1831 em São Paulo e partiu para o Rio de Janeiro com a sua família aos dois anos de idade. Seu irmão morreu aos dois anos de idade.
Azevedo foi um aluno exemplar do colégio Stoll e já escrevia cartas para mãe em inglês aos nove anos de idade. Estudou também no colégio Pedro II. Aos dezesseis anos, retornou a São Paulo para ingressar no curso de Direito. Fundou junto com Bernardo Guimarães a sociedade do ensaio filosófico e traduziu obras de muitos autores, entre eles Shakespeare. Devido a tuberculose e um tumor, Álvares morreu antes de concluir a sua obra Noites na taverna e um ano antes de concluir o curso de Direito. Suas obras sobre a solidão e saudade refletem seus sentimentos em relação a família que permaneceu no Rio de Janeiro.
Machado de Assis
Sendo um dos maiores escritores do Brasil, Machado nasceu em 1839 e morreu em 1908 foi. Sua obra Memórias póstumas de Brás Cubas inaugurou o realismo no Brasil. Ele escreveu contos, crônicas, peças de teatro, foi poeta e jornalista.
Machado era filho de um pintor de paredes e uma lavadeira que veio dos Açores. Ficou órfão de mãe muito cedo e foi educado pela madrasta. Como possuía uma condição financeira difícil foi autodidata.
Machado foi tipógrafo, revisor e redator. Fundou a academia brasileira de letras e foi presidente da instituição. Seus livros foram publicados em folhetins e depois viravam livros.
Rubem Alves
Rubem Alves nasceu 1933, foi teólogo, professor, tradutor, psicanalista e escritor. Se destacou pelas crônicas publicadas em jornais. Foi taxado de subversivo durante a ditadura militar quando foi viver no Recife. Esse ano publicou mais de 91, crônicas sendo forçado a voltar ao Rio de Janeiro por pressão política.
Rubem amava os animais e as plantas seu apartamento em Ipanema possuía um jardim, um tanque de peixes e pássaros
Clarice Lispector
Nasceu na Ucrânia em 1920 e morreu em 1977. Devido a guerra civil Russa e por ser judaica, sua família veio para o Brasil viver no Maranhão junto a uma tia de Clarice, depois se mudando para Recife. Quando a escritora completou doze anos, foi viver na Tijuca, no Rio de Janeiro.
Clarice formou-se em direito e casou-se com um colega de turma. Em 1944, publicou Perto do coração selvagem, um livro que mudou a ordem começo, meio e fim e fundia prosa e poesia.
A sua última publicação foi A hora da estrela, um dos seus maiores sucessos. O livro conta a história de uma moça do Interior que deseja viver na cidade grande.
Monteiro Lobato
Foi editor, escritor e é considerado o mestre da literatura infantil dado o sucesso do Sítio do pica pau amarelo. Lobato nasceu em 1822 e foi um dos primeiros autores de literatura infantil no Brasil e na América Latina.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.