Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Café Society

Avatar de Convidado Especial
Convidado Especial
9 de setembro de 2016 3 Mins Read

cafe-society-posterCafé Society é a nova obra do famoso diretor Woody Allen. Fazendo um filme por ano, o incansável cineasta já realizou obras maravilhosas e, talvez, seja o maior diretor ainda vivo. Porém, quantidade muitas vezes não é qualidade e, muito menos, originalidade, então Café Society cai numa armadilha que outros projetos do mesmo caíram: São conceitos já abordados em outros filmes de sua assinatura, mas ainda assim Café Society traz consigo um caloroso abraço de um velho conhecido.

Passando-se na década de ouro em Hollywood (30 e 40), retratando a vida de Bobby (Jesse Eisenberg), um jovem aspirante a escritor/diretor que resolveu sair de Nova York para tentar a sorte numa produtora de seu tio Phil (Steve Carell) em Los Angeles, porém, chegando lá apaixonou-se pela Vonnie (Kristen Stewart), secretária de seu tio e que já estava em um relacionamento conturbado. Paralelamente a isso o irmão de Bobby envolveu-se numa guerra de gangues.

Pois bem, Café Society traz antigos dilemas de Allen: assassinatos como em Match Point, dilemas amorosos igual em Vicky Cristina Barcelona e problemas de escolhas e suas consequências presenciado no excelente Crimes e Pecados; Então o que Woody iria fazer para tentar dar um ar de frescor ao filme, se esse apenas repete causos de seus antecessores? Allen então apoia-se em um arsenal de beleza e luxuosidade.

A fotografia de todo filme é excepcional; indo de tons champanhe para cinza fosco assim que as cidades de Los Angeles e Nova York batem-se pela primeira vez, e também trocando assim que Hollywood mostra-se um mar infestado de pessoas submersas em seu próprio ego. Essa mesma fotografia é usada de forma excepcional num momento de duvidas quando as personagens de Bobby e Vonnie vão se abrindo um com o outro e as luzes se apagam, deixando apenas as velas iluminando metade de suas expressões nervosas.

Bem como a câmera de Allen que movimenta-se de forma suntuosa pelo cenário das festas luxuosas de Hollywood transformando-a em uma personagem à par de todas aquelas pessoas e suas conversas patéticas de inverdades em prol de uma alta reputação. Acertadamente sempre parando em Bobby, como um bom menino, não concorda e sente-se deslocado de todo o infortúnio. Ainda temos enquadramentos maravilhosos como aquele ao qual Bobby e Vonnie estão em uma praia caminhando enquanto a câmera fica parada dentro de uma caverna, apenas para que quando chegam perto o enquadramento mude de um plano aberto para um fechado sem a câmera sair do lugar.

As atuações estão na medida certa. Jesse Eisenberg mostra todos os maneirismos que a persona de Bobby pede, onde fica claro ser o alter ego de Woody Allen. Steve Carell dá um grande carisma a sua personagem, sendo necessário para que torçamos por ele, mesmo que suas atitudes sejam moralmente condenáveis. Kristen Stewart impressiona por sua beleza e sedução natural, não precisando forçar voz ou olhares acalorados, conseguindo agir naturalmente e passar a sensação de ter a certeza do que está falando.

Entretanto, narrativamente o longa se perde em alguns momentos. Um deles é a narração em off do próprio diretor, usando isso de muleta para passar sentimentos das personagens que não eram necessários. Outra coisa que incomoda é a trama paralela do irmão de Bobby que não acrescenta em nada ou mesmo pontua algo na trama principal.

Por fim, Café Society traz uma boa dose de Woody Allen para aqueles que estavam com saudades desde “Irrational Man”, porém, também pode ser um bom início para quem não conhece outras obras do diretor (se você for um deles, vai logo!!). Ainda traz uma bom triângulo amoroso ao qual você se identifica com os três pontos, mas no fundo torcendo para as personagens fazerem boas escolhas, ainda que essas nem você mesmo faria.

Por Will Bongiolo

Direção
9.2
Roteiro
7.8
Atuação
9
Fotografia
10
Reader Rating0 Votes
0
9

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

Woody Allen

Compartilhar artigo

Avatar de Convidado Especial
Me siga Escrito por

Convidado Especial

Outros Artigos

chamados 2016
Anterior

A volta de Samara em “Chamados”

Mosaic of people looking happy and sad
Próximo

Portrait de Cara Nova

Próximo
Mosaic of people looking happy and sad
9 de setembro de 2016

Portrait de Cara Nova

Anterior
8 de setembro de 2016

A volta de Samara em “Chamados”

chamados 2016

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    The Tortured Poets Department álbum de Taylor Swift
    Entre Narcóticos, Literatura e Ex-Amores | A Anatomia Confessional de The Tortured Poets Department
    Emilie Araújo
    Supergirl - A Mulher do Amanhã
    Mulher do Amanhã | Conheça a História Que Inspirou o Filme Supergirl
    Cesar Monteiro
    Foto de três jogadores do PSG em partida contra o Arsenal. Colagem/imagem gerada por IA.
    PSG | As Ruas de Paris Branco, Azul e Vermelho em Vitória Histórica dos Franceses
    Anne Chaves
    EQUILIBRIVM Tour
    Equilibrivm Tour | Anitta Abre Vendas e Leva Nova Turnê a Cinco Estados Brasileiros
    DSD
    Colagem com duas fotos postadas pelo cantor italiano Ruggero de show seu em São Paulo dia 29 de maio de 2026. Na primeira sem camisa, de costas, na segunda deitado no palco, coberto com uma bandeira do Brasil, sorrindo e posando com a plateia ao lado do guitarrista, posando para foto. Foto em PB.
    Após Anos Longe dos Palcos Brasileiros, Ruggero Retorna ao País e Esgota Dois Shows em São Paulo
    Clarice Bezerra

    Posts Relacionados

    Supergirl - A Mulher do Amanhã

    Mulher do Amanhã | Conheça a História Que Inspirou o Filme Supergirl

    Cesar Monteiro
    30 de maio de 2026
    Minecraft

    Sequência de “Um Filme Minecraft” Ganha Novo Título e Nome de Peso no Elenco

    Rodrigo Chinchio
    30 de maio de 2026
    Esta imagem é uma cena oficial do filme Toy Story 5. A trama envolve Woody e Buzz observando Bonnie focada em um novo tablet. Woody e Buzz espiam a garota com a mãe, a menor segurando um tablet.

    Toy Story 5 Terá Uma das Cenas mais Emocionantes de Toda a Franquia, Revela Tom Hanks

    Gabriel Fernandes
    30 de maio de 2026
    Fernando Caruso em Cansei de Ser Nerd

    Cansei de Ser Nerd | Nostalgia, Loucura e Geekice em Uma Fórmula Improvável Que Funciona

    Amanda Moura
    29 de maio de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx