Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Julho – Agosto

Avatar de Rita Constantino
Rita Constantino
10 de julho de 2017 3 Mins Read

Julho Agosto posterNo plano final de “Julho-Agosto”, a personagem interpretada pela jovem atriz Luna Lou, em uma fração de milissegundos, encara o espectador tal como Antoine, o garoto em conflito em que orbita a trama de “Os Incompreendidos” (1959). Coincidência ou não, o fato é que a protagonista do novo filme de Diastème, assim como o do clássico de Truffaut, é uma adolescente indomável. Só que aqui a rebeldia juvenil não tem o gosto amargo da indiferença e do reformatório, mas um sabor agridoce da dinâmica da família média, que tenta se equilibrar diante dos desafios cotidianos.

Da trajetória de um skinhead em “Sangue Francês” (2015), o cineasta, em natureza oposta de seu último trabalho, conta a história das irmãs Laura (Luna Lou) e Joséphine (Alma Jodoroswky), duas adolescentes que durante as férias escolares têm seu itinerário bem definido: em julho ficam com a mãe (Pascale Arbillot) e o padrasto (Patrick Chesnais) em uma região praiana e em agosto, com o pai (Thierry Gordard), em uma casa no campo. Em meio a passeios agradáveis entre a ensolarada Riviera Francesa e a úmida Bretanha, a paz será perturbada quando os problemas de cada integrante dessa família começarem a despontar.

Laura, por exemplo, além de sofrer por aparentar ser menor que qualquer garota de 14 anos, está escondendo suas notas para não ser mandada para um internato. Já Anne, a mãe das garotas, descobre uma gravidez inesperada, enquanto seu namorado, Michel, passa, sem contar para ninguém, por dificuldades financeiras. Porém, os problemas ficarão maiores quando Joséphine, sem querer, se envolver no roubou de uma joia milionária.

Com um elenco afinado que encarnam com segurança esses personagens ao mesmo tempo que prosaicos, curiosos, Diastéme consegue dar vida a um filme leve, porém inócuo. Doce como os acordes de indie-rock compostos por Federic Lo para sua trilha sonora, o projeto se assenta sob o conflito entre seus protagonistas, mas nunca os desenvolve por completo, ou melhor, os obscurece em favor do drama mais destoante da história, no caso, o roubo do colar.Julho Agosto 9

Tudo isso fica ainda mais flagrante diante das escolhas do diretor. Apostando em um olhar naturalista, uma câmera inquieta que nos coloca no centro dos acontecimentos – que em termos de narrativa escorrega quando, desnecessariamente, abre espaço para registros do celular de Laura –, acompanhando de perto, muitas vezes com planos fechados, os momentos de embate e ternura entre seus personagens, o que faz com que, ainda mais, o espectador fique em suspenso, à espera de um progresso para as questões colocadas à mesa. Laura fará às pazes com a mãe? Como será que Michel lidará com a falência? São pequenas perguntas que o roteiro, escrito também pelo cineasta francês, não se faz, nos levando direto ao resultado final, não o caminho até ele.

Endossando seu gosto por lugares comuns com momentos como família-se-diverte-com-música-feliz-de-fundo, em meio a seus tropeções, o longa chama a atenção pelo trabalho de fotografia de Pierre Milon, que, pela luz, marca com ênfase a diferença de temperatura entre o período que as meninas passam com a mãe e com o pai. A princípio a distinção pode parecer óbvia (sol para episódios felizes com a figura materna, chuva para fase de conflito com a paterna), mas surpreende por não seguir essa oposição, pelo contrário, tanto o tempo claro quanto o nublado, cada um a seu modo, fazem com que a família se una.

Pecado também é sair sem falar do desempenho de Luna Lou, que brilha como Laura. Bem-sucedida em compor sua personagem com profundidade, é difícil não se encantar logo na primeira cena em que a vemos por fogo em uma caixa de correio. Ela é petulante, rebelde, mas a jovem atriz consegue, ainda assim, mostrar sua vulnerabilidade. Mérito que se estende ao resto do elenco, que surpreende pelo entrosamento.     

Divertido, “Julho-Agosto” é agradável como chuva de verão, que assim como ela, traz frescor, mas passa rápido. Está equivocado quem acredita que fazer filmes leves é mais simples que os que prezam pela densidade. Até para construir leveza, é preciso substância.

Reader Rating1 Vote
8.4
6.8

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

França

Compartilhar artigo

Avatar de Rita Constantino
Me siga Escrito por

Rita Constantino

1995. Cobra criada em Volta Redonda. Um dia acordou e queria ser jornalista, não sabia onde estava se metendo. Hoje em dia quer falar sobre os filmes que vê e, se ficar sabendo, ajudar o Truffaut a descobrir com que sonham os críticos.

Outros Artigos

Homem aranha de Volta ao lar
Anterior

Crítica (2): Homem-Aranha: De Volta ao Lar

19693448 1715131212114619 7377217181049193073 o
Próximo

Crítica (2): Para onde ir

Próximo
19693448 1715131212114619 7377217181049193073 o
11 de julho de 2017

Crítica (2): Para onde ir

Anterior
10 de julho de 2017

Crítica (2): Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Homem aranha de Volta ao lar

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Lauryn Hill e Iggy Pop no The Town
    The Town 2025 | Os 10 Melhores Shows do Primeiro Final de Semana
    Amanda Moura
    Pitty, corte chanel, maquiagem forte, roupa preta, tocando guitarra e se apresentando no palco The One no The Town 2025.
    The Town 2025 | Pitty Faz Show nos Braços do Povo
    Cesar Monteiro
    Silhueta do vocalista do Bad Religion, vista sob luz vermelha atrás dele em apresentação no palco Skyline no The Town 2025.
    The Town 2025 | Bad Religion Justifica a Convocação de Última Hora Ministrando Aula de Punk Rock
    Cesar Monteiro
    Bruce Dickinson, jaqueta de couro, touca preta, segurando microfone na mão direita e com a mão direita estendida e aberta em garra, cantando com boca bem aberta em foto em seu show no Palco Skyline no The Town 2025.
    The Town 2025 | Bruce Dickinson Mostra Por Que Não Precisa do Iron Maiden
    Cesar Monteiro
    Mauro Sousa, filho de Maurício de Sousa, interpretando o pai mais jovem, sentado em um banco de madeira pintado em verde, ao lado de um garoto lendo um gibi do Bidu.
    Mauricio de Sousa Celebrado na 49ª Mostra de Cinema em São Paulo
    Rodrigo Chinchio

    Posts Relacionados

    Mauro Sousa, filho de Maurício de Sousa, interpretando o pai mais jovem, sentado em um banco de madeira pintado em verde, ao lado de um garoto lendo um gibi do Bidu.

    Mauricio de Sousa Celebrado na 49ª Mostra de Cinema em São Paulo

    Rodrigo Chinchio
    8 de setembro de 2025
    Fotografia em preto e branco usada como material promocional para 'Nouvelle Vague', filme de 2025.

    49ª Mostra de Cinema em São Paulo Exibirá os Dois Novos Filmes do Diretor de Antes do Amanhecer

    Rodrigo Chinchio
    5 de setembro de 2025
    Na esquerda e mais ao fundo: Ben Kingsley e Helen Mirren, que segura o quadro, e à direita do quadro e mais à frente Pierce Brosnan. Atores interpretam seus personagens em "O Clube do Crime das Quintas-feiras", da Netflix, e estão ao lado de um quadro verde com mapa mental para resolução criminal, cheio de colagens, e olham para um mesmo ponto do outro lado da tela.

    O Clube do Crime das Quintas-feiras | Mais Um Filme da Netflix, Dessa Vez Com Um Elenco Estelar

    Roberto Rezende
    1 de setembro de 2025
    Liam Neeson vestindo kilt, roupa social e gravata, empunhando um pirulito gigante colorido como se fosse uma arma de arremesso no reboot de 2025 de "Corra Que a Polícia Vem Aí".

    Corra Que A Polícia Vem Aí | Mais Um Reboot/Continuação que Volta Para Desafiar o Tempo e a Memória

    Roberto Rezende
    1 de setembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon