Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: T2 Trainspotting

Avatar de Luísa Lacombe
Luísa Lacombe
20 de março de 2017 4 Mins Read

Ainda Somos os Mesmos

t2 trainspotting

Se “Trainspotting – Sem Limites” é um dos filmes mais honestos sobre a juventude, sua continuação, “T2 Trainspotting” é talvez um dos mais honestos sobre o envelhecimento. Quando o cineasta Danny Boyle decidiu dar sequência a sua história de junkies escoceses, tinha que lidar com toda a expectativa gerada pela aura de seu próprio trabalho. Felizmente, Boyle compreende a importância de seu filme, e traz uma sequência repleta de dignidade.

É preciso deixar claro que este é um filme para fãs. Isso não o torna inacessível para quem não conhece o primeiro filme ou não tenha sentimentos especiais pelo longa. Mas desde o primeiro minuto, “T2” é feito para alcançar aqueles que abraçaram a causa de Renton e seus amigos. Sendo assim, o filme cumpre de forma plena e eficiente seu objetivo: continuar uma narrativa, e, de certo modo, encerrá-la.

20 anos depois que traiu seus amigos em um esquema de vendas de drogas, Mark Renton (Ewan McGregor) deixa sua vida em Amsterdã e retorna para a Escócia. Renton não parece nem de longe o jovem viciado em heroína do filme anterior. Não demora para que ele reencontre o velho grupo: depois de uma certa estabilidade, o atrapalhado Spud (Ewen Bremner) voltou a usar heroína e frequenta sessões dos Narcóticos Anônimos; Begbie (Robert Carlyle) passou os últimos 15 anos preso, mas foge assim que encontra uma oportunidade; Sick Boy (Jonny Lee Miller) – agora Simon – tenta ganhar dinheiro filmando e chantageando figurões, com a ajuda da namorada, Veronika (Angela Nedyalkova).

T2 Trainspotting

Depois de um estranhamento inicial, o grupo retorna a sua rotina de roubos, drogas e negócios arriscados. Mas as duas décadas extras fazem diferença: além dos traumas e ressentimentos, existem os problemas de saúde, filhos e esposas. Tal como “Trainspotting”, “T2” é sobre as escolhas e suas consequências – especialmente a longo prazo.

Renton e os outros decidiram não “escolher a vida”. Em 1996, aos vinte e tantos anos,  os riscos não eram tão aparentes e a rebeldia soava até charmosa. Em 2017, estamos na época do pastiche, do instagram, do facebook, de um neoliberalismo que desponta crises econômicas no planeta todo. Aos quarenta e poucos, sem uma estabilidade financeira e emocional, todo o glamour da vida marginal já desapareceu.

Boyle traz um panorama mais desesperador aos seus personagens, e não tem dó de deixá-los até ridículos. O diretor e o roteirista John Hodge podem até, em alguns momentos, julgar seus protagonistas. Mas mantém o humor e a honestidade visceral do primeiro filme e, com isso, preservam a dignidade dessas figuras.

Obviamente, é injusto dar todo o crédito a Boyle e Hodge e não mencionar o elenco. Sejam os atores originais, que retornam seu medo ou pudores para os antigos papeis – os destaques vão para Bremner e Carlyle -, ou os novos nomes, como a búlgara Angela Nedyalkova, todos deixam claro o comprometimento com o legado de “Trainspotting”.

T2

Falando em legado, “T2” não tem medo de seu caráter nostálgico. Diversas sequências de “Trainspotting” são usadas e relembradas, mas de forma coerente, sem soar como um fan service despropositado. As cenas oníricas e fantasiosas permanecem, do mesmo modo fluido e com o mesmo capricho estético do longa anterior. O diretor de fotografia Anthony Dod Mantle mantém os mesmos planos inusitados que Brian Tufano usara no original, sem soar de forma antiquada ou como plágio. A sequência é tão imersiva quanto o material original.

Talvez o único detalhe que desaponte um pouco seja a trilha sonora. Embora resgate canções clássicas do primeiro filme, sobram canções tecno. A escolha, porém, não é equivocada, pois reforça a ideia de pastiche do filme. E as sequências com “Lust for Life” e “Perfect Day” são primorosas – a com o clássico de Lou Reed é uma singela homenagem para o cantor já falecido.

“T2 Trainspotting” é um filme com consciência de seu significado, tanto para os críticos como para os fãs. Sem pretensões de soar tão revolucionário quanto o primeiro, o longa respeita seu material de origem de forma tocante, mas sem medo de ter identidade própria. No fim das contas, essa é sua mensagem final: o importante não é reinventar o passado, mas seguir em frente com o que se conquistou. Mesmo estando um pouco mais velho e um pouco mais quebrado.

https://youtu.be/JuATdMvxr-g

Reader Rating0 Votes
0
9.5

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Compartilhar artigo

Avatar de Luísa Lacombe
Me siga Escrito por

Luísa Lacombe

Sua formação é em cinema, e os interesses incluem televisão e quadrinhos. Nas horas vagas, faz tirinhas.

Outros Artigos

C6lRsZgV4AE1HPn
Anterior

Resenha: A Casa dos Budas Ditosos

critica4
Próximo

#8M: 7 peças sobre feminismo que você precisa conferir!

Próximo
critica4
20 de março de 2017

#8M: 7 peças sobre feminismo que você precisa conferir!

Anterior
20 de março de 2017

Resenha: A Casa dos Budas Ditosos

C6lRsZgV4AE1HPn

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Colagem com duas fotos de apresentação do espetáculo "República Lee", em homenagem à obra de Rita Lee.
    República Lee — Um Musical ao Som de Rita | Um Tributo Cinematográfico em Forma de Peça
    Thiago Sardenberg
    Noel Gallagher, camiseta social branca levemente rosada, tocando guitarra em show dia 16 de agosto de 2025 em Dublin. Imagem colorida.
    Noel Gallagher Pode Estar Preparando Novas Músicas em Meio à Retomada Histórica do Oasis
    Cesar Monteiro
    Travis Scott estará no The Town 2025
    The Town 2025 | Travis Scott Estaria Planejando Sua Própria After Party
    Amanda Moura
    Colagem com duas fotos. À esquerda, autora Claire Douglas assinando livro em sessão de autógrafos, cabeça reclinada, escrevendo, com uma blusa rosa claro de tom neutro e jeans em uma mesa de madeira. À direita capa de seu livro "A Outra Irmã", no Brasil pela Editora Trama.
    A Outra Irmã | Best-seller Que Promete Fisgar Fãs de Suspense Chega ao Brasil
    Nick de Angelo
    The Town 2025 está chegando!
    The Town 2025 | Saiba Como Baixar o Seu Ingresso
    Amanda Moura

    Posts Relacionados

    Criança de "A Hora do Mal" vista apenas por sua silhueta preta abrindo uma janela de noite, de costas.

    A Hora do Mal | Terror Grotesco Com Julia Garner e Josh Brolin Prende do Início ao Fim

    Pedro Mesquita
    13 de agosto de 2025
    Irmãos de "Faz de conta que é Paris" (2024) de braços dados com o pai fingindo estarem em uma viagem a Paris em um trailer. Estamos diante de uma paisagem campestre.

    Faz De Conta Que é Paris | O Afeto a Partir de Falta Dele

    Roberto Rezende
    13 de agosto de 2025
    Crianças em sala de aula em "A Hora do Mal", de cabeça para baixo. Um garoto, ao fundo, é o único de cabeça erguida, com um sorriso desconcertante e maquiagem à Coringa.

    A Hora do Mal | O Maior Terror É O Desconhecido

    Roberto Rezende
    12 de agosto de 2025
    Protagonistas de "Os Caras Malvado 2" vestidos prontos para o assalto, a maioria deles com roupas ninja.

    Os Caras Malvados 2 | Filme Surpreende na Ousadia do Roteiro e Complexidade dos Conflitos

    Joana D'arc Souza
    12 de agosto de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon