Baseado em uma histórial real, “Uma Lição de Vida” ou “O Aluno” (na netflix), foi todo filmado em uma aldeia no Quênia e conta a história de Kimani Maruge. Um senhor de 84 anos, antigo veterano da sociedade secreta Mau Mau, que lutava pela descolonização de seu país.
Maruge, mesmo com idade avançada, decide aprender a ler e escrever, ao receber uma carta da Presidência de seu país. Determinado e querendo saber do que se trata, resolve se matricular na nova escola inaugurada pelo governo, que traz o slogan “educação para todos”, mas enfrenta muita resistência por ser uma turma destina apenas à crianças. Com a ajuda da professora Jane, vai enfrentar mais essa luta.
O filme se desenrola alternando flashbacks do passado de Maruge, nos quais é possível conferir e se emocionar com a chocante realidade da luta pela liberdade da ex-colônia britânica na década de 1950. Apesar de ter seguido sua vida, o veterano guarda ainda lembranças das crueldades que sofreu junto à sua família, que vão sendo relembradas em algumas situações na rotina escolar.
O filme segue uma linha extremamente dramática e aborda a determinação e as dificuldades para se conseguir estudo em um país de muita pobreza e que ainda é marcado pela rivalidade de etnias e sofre com a ganância de autoridades.
A trilha sonora ajuda a dramatizar e caracterizar a trama com músicas em dialetos locais, acompanhados de suaves movimentos de câmera. A fotografia naturalista retrada ao mesmo tempo a beleza e alegria do povo do Quênia à pobreza e simplicidade de uma das diversas aldeias presentes no país.
Com um show de interpretação, os atores Oliver Litondo (Kimani Maruge) e Jane Obinchu (a professora Naomie Harris) ajudam a abrilhantar o filme e o deixar ainda mais verídico e emocionante.
O diretor Justin Chadwik ( de “A Outra” e “Mandela- O caminho para a liberdade”), procurou usar elementos os mais realistas possíveis para encrementar o longa. Além de o rodar em uma aldeia, boa parte do elenco, é composto de crianças locais que misturam-se aos atores.
O filme foi lançado em 2014 e vale a pena ser conferido. É uma bela história de superação e persistência, em um dos países mais pobres do mundo e revela tamanha desigualdade e a luta por uma necessidade básica do ser humano, a educação.
Por Bruna Tinoco
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.