Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Up! Altas aventuras

Avatar de Convidado Especial
Convidado Especial
3 de junho de 2017 3 Mins Read
Voar, voar, subir, subir
upPOSTER

Quem já passou por uma grande perda sabe bem: é preciso encontrar um objetivo para não sucumbir. Às vezes, a obstinação parece até mesmo passar dos limites, mas é apenas uma forma de seguir em frente.

Carl Frederikson foi feliz ao lado de sua querida Ellie por muitos anos. Mas um dia ela se foi, sem ter realizado o desejo de visitar um exótico lugar chamado Paraíso das Cachoeiras, na (para eles) remota América do Sul. Sobraram o lar vazio, a dor e as recordações. Para completar, em uma situação que nos faz lembrar Sônia Braga em Aquarius, uma construtora quer comprar a casa de Frederikson. Ela é a única ainda de pé no meio de uma grande obra. Ele resiste. Tanto que a faz subir pelos ares e deslizar rumo ao Paraíso das Cachoeiras, levada por inúmeros balões coloridos. Uma imagem marcante do filme, que sempre nos conquista ao se repetir.

Somos conquistados também pelo começo do longa, que nos apresenta Carl, ainda menino, vendo um filme em preto e branco sobre o explorador Charles Munt para depois conhecer a intrépida Ellie, garota cheia de atitude. Numa bela sequência que dispensa palavras, é mostrada toda a vida do casal desde o momento em que Ellie entra para valer na vida de Frederikson até a triste viuvez deste. Criamos simpatia pelo velhinho, por mais rabugento que ele possa parecer. E ele também vai acabar, apesar da forte resistência inicial, criando laços com o incansável e falastrão escoteiro Russell, que na ânsia de conseguir ser promovido a “grande explorador” quer a todo custo ajudar o idoso a atravessar algum lugar – qualquer lugar. Seu discurso de apresentação lembra muito o de um operador de telemarketing. Interrompa-o, se for capaz.

up7
A trilha sonora exerce muito bem seu papel em toda a história, tanto nos momentos mais poéticos quanto nos de mais ação. Na jornada que empreendem, Carl e Russell encontram novos amigos – como o afetuoso cachorro Dug e o exótico pássaro Kevin – mas também inimigos: os cães falantes e ferozes que estão a serviço de Charles Munt, o tal explorador admirado por Carl na infância e que está exatamente na América do Sul, em busca de um espécime como Kevin. Estranho mesmo é que Frederikson, em sua idade avançada, parece bem mais velho que seu ídolo da infância. Nem a mesma idade eles poderiam ter. Será que a América do Sul esconde o elixir da quase juventude?

Visualmente, “Up” é repleto de cores vivas, com poucos momentos mais sombrios – a vinda de uma tempestade, por exemplo. A recente viuvez também é mostrada em tons mais apagados. A natureza é retratada de forma exuberante. O contraste entre os integrantes da dupla de aventureiros é também físico, não apenas etário: Carl tem cabeça e corpo quadrados, enquanto Russell tem formas arredondadas. As expressões faciais de todos os personagens são muito bem trabalhadas e a personalidade de Dug (por que será que ele decide mudar de “mestre” tão rapidamente? Seria um cão volúvel?) e Kevin são bastante curiosas. Houve também um cuidado minucioso na decoração da casa – aparentemente simples em seu exterior – com muitas lembranças da vida do casal, além das poltronas de Carl e Ellie – especialmente a dela, uma imagem forte.

Escrito e dirigido por Bob Petersen e Pete Docter, “Up” certamente encanta e entretém o público infantil pelo colorido e pelo desenrolar das aventuras, mas conquista também os adultos. A atitude obsessiva de carregar a casa consigo e a libertação do que pode permanecer apenas como felizes lembranças podem nos fazer refletir a respeito de muita coisa que enfrentamos em nossas vidas.


Neuza Rodrigues

Reader Rating1 Vote
8.1
8.5

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

AnimaçãoAventuraDisneyFantasiaInfantilPixar

Compartilhar artigo

Avatar de Convidado Especial
Me siga Escrito por

Convidado Especial

Outros Artigos

UM MIXTAPE PARA ESQUENTAR OS CORPOS NUM DIA FRIO 18
Anterior

Um MixTape para esquentar os corpos num dia frio (+18)

17622107 1670816846546056 1099745982835621161 o
Próximo

JBC publica “Your Name” #1

Próximo
17622107 1670816846546056 1099745982835621161 o
3 de junho de 2017

JBC publica “Your Name” #1

Anterior
3 de junho de 2017

Um MixTape para esquentar os corpos num dia frio (+18)

UM MIXTAPE PARA ESQUENTAR OS CORPOS NUM DIA FRIO 18

2 Comments

  1. Avatar de Tom Dutra Tom Dutra disse:
    9 de junho de 2017 às 01:23

    Muito boa sua crítica, Neuza! Sobre o Dug, acho que a carência dele fez com que ele buscasse atenção, e já que era apenas motivo de piada para os outros cachorros, se rendeu ao mínimo de atenção que recebeu! Só minha opinião… ^^

    Responder
    1. Avatar de Neuza Rodrigues Neuza Rodrigues disse:
      9 de junho de 2017 às 08:09

      Bem pensado, Tom! Dug cansou do bullying canino! 🙂

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Posts Recentes

Imagem promocional do festival "Humor Contra-ataca" em especial de Leandro Hassum.
Leandro Hassum Brilha no Festival Humor Contra-ataca 2026 em Noite De Stand-up no Qualistage
Thiago Sardenberg
Shot em preto em branco do filme iraniano "Tatami".
Tatame | A Luta Contra Adversárias e Contra um Governo
Roberto Rezende
Yoshi entre Mario e Luigi, Mario com um presente, enquanto encaram Toad, de costas, em festa no Reino Cogumelo de noite em "Super Mario Galaxy", o filme.
Super Mario Galaxy | Espetáculo de Animação e Carisma Traz Poucas Ressalvas
Nick de Angelo
Protagonista de Tokyo Revengers.
Tokyo Revengers: War of The Three Titans | Finale Ganha Data e Novo Trailer
Nick de Angelo
Foto com colagem de Bino Farias, à esquerda, e à direita Toni Garrido em performance em reunião do Cidade Negra em 2026.
Suhai Music Hall 2026 | Cidade Negra Volta e Prova que 30 Anos Não Apagam Nada
Gabriel Bizarro

Posts Relacionados

Shot em preto em branco do filme iraniano "Tatami".

Tatame | A Luta Contra Adversárias e Contra um Governo

Roberto Rezende
1 de abril de 2026
Yoshi entre Mario e Luigi, Mario com um presente, enquanto encaram Toad, de costas, em festa no Reino Cogumelo de noite em "Super Mario Galaxy", o filme.

Super Mario Galaxy | Espetáculo de Animação e Carisma Traz Poucas Ressalvas

Nick de Angelo
31 de março de 2026
Um Zé Ninguém contra Putin

Um Zé Ninguém Contra Putin | A Perversa Manipulação Ideológica nas Escolas Russas

Rodrigo Chinchio
28 de março de 2026
Uma das primeiras imagens de 'Duna: Parte 3', revelando um exército interlagáctico em formação.

Duna 3 | Uma das Maiores Estórias da Ficção Científica Tem Seu Final com a Direção de Dennis Villeneuve

Roberto Rezende
18 de março de 2026
  • Sobre
  • Contato
  • Collabs
  • Políticas
Woo! Magazine
Instagram Tiktok X-twitter Facebook
Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
Banner novidades amazon