Já falei aqui diversas vezes de quanto a internet é importante e democrática. Gente de todo o país pode mostrar seu trabalho para qualquer um em qualquer lugar no mundo. Mas, isso faz com que qualquer pessoa dê opinião sobre todo tipo de coisa.
Em todo medicamento que tomamos sempre vem aquele aviso de que antes de utilizá-lo devemos consultar um médico. De fato, qualquer coisa que fizermos que está diretamente ligada a nossa saúde deve ser previamente estabelecido contato com médicos e outros profissionais das áreas nas quais vamos nos envolver. Dito isso, por que estou sendo tão didática? Porque precisa ser.
Já enalteci aqui gente que ensina fazer comidas saudáveis, mas antes procurei saber sobre eles. Apenas quem pode fazer uma dieta é um nutricionista. Não um médico, não qualquer outro profissional ligado a saúde, muito menos um preparador físico. Apenas um nutricionista. Quem pode pedir exames complicados de sangue, analisá-los e investigá-los é só o médico, que também é responsável por prescrever remédios, quando necessário for. Somente quem pode te indicar exercícios é um preparador físico. Todos esses profissionais devem ter curso superior e registro profissional para atuar.
Mas, constantemente, vemos pessoas indicarem exercícios físicos e dietas para outras sem qualquer cuidado. Passam dietas sem saberem do histórico médico, para um grupo grande de pessoas sem pensar no indivíduo, indicam exercícios sem analisar a condição física de cada um e sem qualquer tipo de pesquisa do tipo de vida que o outro têm. E escondem-se por trás da velha história: “eu não estou ensinando, apenas mostrando”.
Um caso bem conhecido é de “Grabiela Pugliesi”. Ela, no máximo, pode ser descrita como modelo fitness. Ela não tem diploma reconhecido no Brasil de curso superior algum. No entanto, exerce em seu blog e Instagram constantemente atividades ligadas a nutrição e a atividades físicas, chegando a vender pacotes para pessoas com a promessa de conquistar um corpo como o que ela tem. Ainda que diga que o que faz é apenas servir de coach para estimular pessoas que queiram emagrecer, várias vezes em seu blog ela fez campanhas onde oferece serviços de personal training e nutricionista.
Não vou falar sobre como Pugliesi se defende, uma vez que apesar de ter reclamações, e hoje estar com um processo por exercício ilegal de função na justiça, ela continua atuando e continua tendo clientes, mas do quão perigoso isso pode ser. Outra vez vou repetir algo que disse nessa coluna: qualquer atividade que mexa com o corpo, com a saúde, deve ser acompanhada por profissionais que saibam fazer. Por mais que possa ser interessante, o que serviu pra ela não vai servir pra todo mundo.
A dieta da moda, o exercício da moda, o que for que hoje estiver em alta, só vão funcionar se tiverem um intenso acompanhamento de profissionais especializados em várias áreas. Você pode acreditar que quem faz isso através do Instagram ou do Youtube está fazendo sozinho, mas não está. Eles também tem acompanhamentos de outros profissionais. A mesma coisa de quem faz diários online sobre dietas, sobre atividades físicas novas e milagrosas, sobre tratamentos inovadores.
Nada na vida é feito a base de milagres. Um exercício ou dieta feito sob supervisão de uma pessoa que tem um diploma “by internet” pode causar graves problemas de saúde. E essa pessoa, depois, não será capaz de ajudar se algo ocorrer. Como já diziam nossas avós em tempos que a internet nem era uma previsão: “melhor prevenir que remediar, certo? Afinal, ninguém vai querer chorar sobre o leite derramado depois.”
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.